Com a proximidade das férias de julho, surge o desafio de encontrar atividades divertidas e educativas para manter as crianças entretidas em casa. Para evitar o excesso de tempo nas telas e proporcionar momentos de diversão com aprendizado, a especialista em recreação e educação infantil, Ana Oliveira, compartilha seis brincadeiras lúdicas com temática de arraiá, para crianças a partir de 4 anos. Essas atividades, desenvolvidas pela recreadora, que também administra a papelaria infantil PaperMall, no Rio de Janeiro, promovem a criatividade, o desenvolvimento motor e a exploração das tradições culturais, como as festas juninas.
Iniciando as festividades, as crianças são convidadas a criar convites personalizados para uma festa junina fictícia ou para uma celebração em família. Utilizando papel colorido, canetas, lápis de cor e adesivos, elas podem dar asas à imaginação e produzir convites temáticos, incluindo informações como data, horário e local.
A tradição das bandeirinhas nas festas juninas ganha vida através dessa brincadeira. Com papel colorido, tesoura e cola, as crianças são encorajadas a cortar tiras de papel e criar bandeirinhas em forma de triângulos. Em seguida, podem soltar a imaginação ao decorá-las com canetas e lápis de cor, desenhando símbolos juninos como fogueiras, balões e espigas de milho.
Uma atividade que une diversão e aprendizado é a "quermesse de palavras". A especialista sugere preparar uma lista de palavras relacionadas às festas juninas e escrevê-las em pedaços de papel separados. As crianças recebem esses papéis juntamente com canetas coloridas e são desafiadas a criar um estande de "quermesse de palavras", pescando um papel e escrevendo uma frase utilizando a palavra sorteada.
Estimulando a expressão artística, as crianças são convidadas a desenhar retratos de si mesmas ou de seus colegas como caipiras, utilizando papel sulfite e lápis de cor. A brincadeira permite que elas soltem a criatividade ao desenhar roupas típicas, acessórios e características tradicionais, como chapéus de palha e pintinhas no rosto.
A gastronomia das festas juninas ganha destaque nessa atividade. As crianças são incentivadas a criar sua própria barraquinha de comida típica utilizando papel cartão. Com canetas coloridas, elas podem decorar a barraquinha e, em seguida, criar pequenos cartões com imagens ou nomes de comidas juninas para colar na estrutura.
Para trazer a tradição da quadrilha para dentro de casa, as crianças são divididas em grupos e convidadas a criar personagens utilizando papel. Elas podem recortar e decorar papéis coloridos, desenvolvendo bonecos e bonecas com roupas e acessórios típicos das festas juninas. Os grupos podem, então, encenar uma pequena apresentação da quadrilha utilizando seus personagens de papel.
As férias de julho podem ser aproveitadas de forma lúdica e educativa através das brincadeiras temáticas de arraiá sugeridas pela especialista em recreação infantil, Ana Oliveira. Essas atividades não apenas entretêm as crianças, mas também estimulam habilidades motoras, criativas e linguísticas, além de proporcionarem conhecimento sobre as tradições culturais das festas juninas. Com o auxílio do e-book disponibilizado por sua papelaria, os pais e educadores podem ter acesso a um kit pedagógico completo, para tornar as brincadeiras ainda mais acessíveis. Aproveite essas sugestões e proporcione momentos inesquecíveis de diversão e aprendizado para as crianças durante as férias de julho.
LEIA MAIS:
Brincar e aprender: O caminho divertido para o desenvolvimento infantil
Top 10 brincadeiras infantis que toda criança deve conhecer antes dos 6 anos
Liberando a criatividade: O poder da brincadeira no teatro da primeira infância
Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário e aproveite para continuar navegando em nosso portal Primeira Educação e confira mais novidades sobre o universo da educação infantil.