O Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, acaba de divulgar sua programação cultural especial para o mês de julho, voltada para crianças que estão em São Paulo durante as férias ou que pretendem visitar a cidade. Com atividades para toda a família, o parque se tornou um dos espaços mais procurados por turistas de todo o Brasil e do mundo, além de ser muito apreciado pelos moradores da capital paulista para encontros ao ar livre.
O Festival Tão Ser Tão encerra suas apresentações musicais e celebração da cultura nordestina no Parque Ibirapuera neste final de semana, nos dias 14, 15 e 16 de julho. Durante esses dias, o festival oferecerá poesia popular, artesanato, música e culinária nordestina. O evento ocorrerá das 11h às 22h e contará com apresentações no coreto, gastronomia, programação infantil, atrações culturais, parque de diversões e artesanato.
No domingo, dia 16, às 15h, o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo realizará o "Breaking Ibira: Edição Lampião e Maria Bonita". Essa competição de hip hop é gratuita e apresentará um desafio entre dançarinos e dançarinas de hip hop, que serão desafiados a demonstrar sua criatividade e habilidade nas sequências de passos de breaking. O MAM tem realizado atividades relacionadas à cultura hip hop desde 2017, atraindo um público diversificado de várias regiões de São Paulo e praticantes de breaking. O MAM está localizado no Parque Ibirapuera, com entrada pelos portões 2 e 3.
No Planetário Ibirapuera, serão realizadas sessões lúdicas sobre Astronomia. O espetáculo "Show de Luna", voltado para a criançada e toda a família, será exibido na sexta-feira, dia 14, às 13h e 15h, no sábado, dia 15, às 13h, e no domingo, dia 16, às 11h e 13h. Já o espetáculo "Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez" terá uma sessão na sexta-feira, às 19h, e outras nos seguintes horários: sábado, às 15h e 19h, e domingo, às 17h. Além disso, a atração "Planetas do Universo" será exibida na sexta e no sábado, às 17h, e no domingo, às 15h. Os ingressos para esses espetáculos podem ser adquiridos no site Urbia Pass ou na bilheteria do Planetário.
No Museu de Arte Moderna (MAM), haverá a "Oficina de fotomontagem" na sexta-feira, dia 14, às 10h30. Os participantes visitarão a exposição "Elementar: fazer junto" e, a partir das imagens das obras, criarão releituras poéticas por meio de papéis transparentes e colagem. No sábado, dia 15, às 15h, o Núcleo Histórias de Comadres contará a história "Passando de Raspão", que fala sobre um velho mestre de capoeira que usa o reco-reco como exemplo para ajudar uma menina de 11 anos a enfrentar com sabedoria as dificuldades da vida. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos.
LEIA TAMBÉM:
Educação + diversão: 3 parques educativos em São Paulo para crianças até 6 anos
Museu da Imaginação: férias repletas de diversão e aprendizado para as crianças
Barbie Dreamhouse Experience chega à América Latina oferecendo diversão interativa para crianças e famílias
Além disso, o Museu Afro Brasil (MAB) também oferece exposições e comemora o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia com a mostra "Julhienses", que retrata a força do povo nas marchas de 1823. O Museu Afro Brasil funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita às quartas-feiras.
A Arena Centauro realiza aulas de Yoga, Fitdance e Zumba gratuitamente aos sábados e domingos, das 10h às 16h, com inscrição prévia pelo site da Arena.
O Pavilhão Japonês é um local que oferece uma imersão na cultura japonesa, com um belo jardim, exposições e uma cafeteria estilo take away, além de uma loja de souvenir. O horário de funcionamento é de quinta-feira a domingo, e aos feriados, das 10h às 17h, sendo a entrada gratuita às quintas-feiras.
Para os amantes de atividades físicas, o Parque Ibirapuera oferece locação de bicicletas e triciclos, além de handbikes para pessoas com deficiência. As locações podem ser feitas nos portões 4, 6, 9 e 10, das 8h às 18h.
Os visitantes também têm a opção de fazer um Ibiratour, um circuito guiado realizado com carrinhos elétricos, que conta a história e curiosidades do Parque Ibirapuera. O passeio tem duração de 45 minutos e custa R$ 25. O ponto de embarque e desembarque fica no Portão 4.
Para obter mais informações sobre a programação cultural, esportiva e de lazer do Parque Ibirapuera, os visitantes podem se dirigir ao Centro de Visitantes, localizado no térreo da Escola Municipal de Astrofísica, que funciona das 8h às 18h.
O Parque Ibirapuera é aberto diariamente, das 5h à 0h, e oferece diversas opções de entretenimento para crianças e adultos durante as férias de julho. Não deixe de conferir a agenda completa e aproveitar as atividades culturais e recreativas disponíveis no parque.
LEIA TAMBÉM:
Férias escolares: Dicas de atividades para estimular o desenvolvimento infantil
Cuidados essenciais durante as férias escolares de julho: Dicas de especialistas para uma temporada segura e divertida
Viagens em família com crianças pequenas: Conforto, diversão e segurança nas férias de julho
Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário e aproveite para conferir outros artigos e notícias relevantes sobre o universo da educação infantil em nosso portal Primeira Educação.