Na última quarta-feira (09), o Futuro Expo, o mais prestigiado congresso da área educacional no Brasil, recebeu a renomada educadora e palestrante, Emília Cipriano. Com um currículo repleto de especializações e experiências, ela é Doutora em Educação, Mestre em Psicologia da Educação, além de ser graduada em Serviço Social e Pedagogia. Em um momento exclusivo, Emília Cipriano concedeu uma entrevista fascinante ao portal Primeira Educação, na qual compartilhou insights poderosos sobre o desenvolvimento saudável na primeira infância, destacando a importância das interações, brincadeiras, e do papel da família e educadores nesse processo. Nesta matéria, exploramos as respostas-chave da especialista, revelando sua visão sobre a educação infantil e os fatores cruciais para uma formação sólida e rica em experiências.
Em resposta à pergunta sobre os princípios pedagógicos que favorecem um desenvolvimento saudável na primeira infância, Emília Cipriano enfatizou a importância das interações e brincadeiras.
Ela destacou que "os princípios estão voltados para as interações e brincadeiras, e que estão na base nacional comum curricular e nas nossas diretrizes."
Além disso, ela ressaltou que trabalhar com interações e brincadeiras não apenas estimula o lúdico, mas também abrange todo o desenvolvimento humano, desde a perspectiva simbólica até a alfabetização.
Segundo Cipriano, "a primeira infância precisa viver muito o lúdico, mas também a experiência, o contato, as relações - com as pessoas, com a natureza e com os contextos."
Quando questionada sobre como fatores socioeconômicos e culturais afetam o acesso à educação de qualidade na primeira infância, A educadora destacou a importância do afeto nesse contexto. Ela ressaltou que a relação entre cognição e afeto é inseparável no desenvolvimento humano.
Emília enfatizou a necessidade de "garantir isso para as crianças a partir da escuta sensível, de uma observação que seja muito detalhada, de um olhar que seja generoso, mas ao mesmo tempo propositivo, principalmente de um acolhimento."
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Além disso, ela enfatizou a criação de vínculos, que vão além de projetos socioemocionais, e mencionou que "o vínculo é uma relação de respeito, de troca, de pertencimento."
Em relação ao papel da psicologia da educação na identificação e apoio a crianças com dificuldades de desenvolvimento na primeira infância, Emília Cipriano ressaltou que a psicologia não deve ser vista de forma isolada, mas em conjunto com outras áreas do conhecimento, como filosofia, antropologia cultural e geografia. Ela enfatizou a importância de considerar o território e o espaço ocupado pela criança, bem como sua relação com contextos de aprendizagem. Emília destacou a escuta sensível como um elemento-chave na identificação e apoio a crianças enfrentando desafios.
Sobre o impacto da relação entre pais/família e educadores na educação infantil, a doutora enfatizou a impossibilidade de trabalhar com educação infantil sem considerar a família.
Ela mencionou que "quando as crianças chegam na escola elas chegam pelas mãos de uma família. Elas trazem junto suas histórias, seus valores, eles já tem alguns elementos, mesmo que eles sejam muito pequenos, desde o berçário."
Emília ressaltou a importância de uma aldeia unida para cuidar de uma criança, ressaltando que essa parceria é essencial para oferecer à próxima geração uma perspectiva mais feliz e solidária do mundo.
Em relação a um ambiente de aprendizagem que promova a curiosidade, exploração e engajamento das crianças, Emília Cipriano enfatizou a importância de ambientes pensados como "paisagens observadas". Ela destacou a necessidade de respeitar os direitos da criança, proporcionar espaço para criação e incluir materiais naturais. Emília enfatizou que a diversidade sensorial, com materiais ligados à natureza, como plantas e elementos da terra, é crucial para estimular os sentidos e a experiência sensorial das crianças.
Na visão de Emília Cipriano, a educação infantil é uma área de conhecimento na qual os educadores desempenham um papel fundamental na formação da identidade humana. Ela descreveu os educadores como "construtores de identidades, fundadores de mundos e gestores de sonhos."
Para ela, a educação infantil é a porta de entrada para uma jornada de valores, princípios e cidadania, e é crucial para moldar a próxima geração. Emília enfatizou a importância de uma educação infantil que promova múltiplas linguagens, afeto e relações conceituais, incorporando a vida em todo o processo.
Emília Cipriano encerrou a entrevista destacando a importância da educação infantil como um processo real e concreto, reforçando a responsabilidade de todos na formação das crianças. Suas palavras inspiradoras lembram que a educação infantil é a base para um futuro mais brilhante e solidário.
A entrevista exclusiva de Emília Cipriano para o Primeira Educação revela a profundidade de sua visão sobre educação infantil e desenvolvimento saudável na primeira infância. Suas perspectivas ressaltam a importância das interações, brincadeiras, relações familiares e colaboração entre educadores. A especialista reforça a necessidade de ambientes enriquecedores e experiências sensoriais para estimular o desenvolvimento das crianças. Com sua vasta expertise e sabedoria, Cipriano nos convida a uma reflexão profunda sobre nosso papel na formação da próxima geração e no futuro da sociedade.
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