Segunda, 20 de Janeiro de 2025
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Uso da tecnologia como ferramenta inclusiva na educação infantil: Como potencializar o aprendizado desde a primeira infância?

Saiba como transformar a educação infantil utilizando a tecnologia para moldar o futuro, principalmente, das crianças com necessidades especiais

17/08/2023 às 13h14 Atualizada em 27/09/2023 às 11h56
Por: Lorena Brum
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Tecnologia na Educação Infantil. Imagem: Freepik
Tecnologia na Educação Infantil. Imagem: Freepik

 

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A busca por métodos educacionais inovadores tem ganhado destaque, especialmente no contexto da educação infantil e primeira infância. Entre esses métodos, o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem vem se revelando um aliado poderoso, proporcionando benefícios não apenas para crianças em geral, mas também para aquelas com necessidades especiais, como as PCDs (Pessoas com Deficiência) e com TEA.

Explorando Além das Fronteiras: O Potencial da Tecnologia

De acordo com o VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação, relatório Brasil 2022, apoiado pelo Ministério da Educação (MEC), aproximadamente 83% dos professores já utilizam algum tipo de material digital em suas aulas. Essa tendência é impulsionada pelo reconhecimento de que a tecnologia não apenas torna os conteúdos mais atrativos e dinâmicos, mas também amplia as possibilidades de interatividade, inclusão e personalização do aprendizado.

O Olhar da Especialista: Entendendo o Impacto da Tecnologia

Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G - empresa que atua no fornecimento de aparelhos e ferramentas tecnológicas educacionais para o setor público e privado - enfatiza que a tecnologia na educação infantil vai além de ser apenas uma distração ou exagero. Ela ressalta que o uso de dispositivos digitais, como lousas digitais e telas interativas, proporciona experiências de aprendizado estimulantes e personalizadas, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças.

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As possibilidades são muitas. Em primeiro lugar, os dispositivos digitais oferecem acesso a uma ampla variedade de recursos educacionais, como aplicativos interativos, jogos educativos, e-books e ferramentas de pesquisa online”, destaca a especialista.

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Um outro exemplo é a Mesinha Digital Interativa, que oferece atividades com diferentes níveis de aprendizado, auxiliando no desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade, coordenação motora e resolução de problemas.

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“O equipamento tem tecnologia touch e reconhece o toque humano e também de objetos de plástico, pincel, feltro, entre outros. […] Essa amplitude a poucos toques de distância permite enriquecer o processo de aprendizado, tornando-o mais dinâmico e envolvente para os alunos”, explica Liliane.

Além disso, a tecnologia facilita a comunicação e colaboração entre alunos e professores, permitindo o compartilhamento de informações, trabalhos em grupo e feedbacks em tempo real. O uso dessas ferramentas desde cedo prepara as crianças para um futuro onde a tecnologia está presente em diversas áreas da vida, tornando-as mais familiarizadas e confiantes em utilizar recursos digitais de forma eficaz.

“Isso ajuda a preparar os alunos para um mundo em que a tecnologia está presente em quase todos os aspectos da vida”, ressalta a diretora da B2G.

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Inclusão Digital: Um Caminho para a Igualdade

O aspecto da inclusão ganha destaque quando se trata do uso da tecnologia na educação infantil. Para crianças PCDs, as ferramentas tecnológicas adaptadas desempenham um papel fundamental na promoção de aprendizado personalizado. Recursos de acessibilidade, como aumento do tamanho da fonte, áudio, legendas e estímulos sensoriais, contribuem para a inclusão e engajamento dessas crianças. A tecnologia não apenas reduz as diferenças de aprendizagem, mas também proporciona um ambiente mais igualitário e estimulante.

Segundo Liliane, “a tecnologia proporciona um ambiente de aprendizagem mais personalizado, permitindo que os educadores adaptem os conteúdos e atividades de acordo com o nível de cada aluno. […] Nesse contexto de monitorar os avanços de cada estudante, esses equipamentos podem ser especialmente benéficos para alunos especiais, PCDs e crianças autistas, por exemplo”, explica.

Revolução na Educação Infantil

Em suma, o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem na educação infantil é uma tendência que ganha cada vez mais força. Seja por meio de dispositivos interativos ou aplicativos educacionais, a tecnologia oferece benefícios como interatividade, inclusão, personalização do aprendizado e preparação para um mundo digitalizado. Para crianças PCDs, essa abordagem pode significar não apenas inclusão, mas também a oportunidade de desenvolver habilidades e competências em um ambiente adaptado e acolhedor. A revolução tecnológica na educação infantil está em curso, e seu impacto promete ser transformador.

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