A Bienal do Livro Rio está de volta e em sua edição comemorativa de 40 anos, promete proporcionar uma experiência única e imersiva para leitores de todas as idades. O evento acontecerá no Riocentro, Barra da Tijuca, entre os dias 1º e 10 de setembro, e trará uma programação especialmente voltada para o público infantil, transformando a leitura em uma grande aventura.
Com a temática infantil "Uma Grande Aventura Leitora", a Bienal busca envolver as crianças em experiências de leitura elásticas e imersivas. Um dos espaços em destaque é o "Ler é Abraçar", onde a conexão pela afetividade e a leitura compartilhada ganham vida. Nesse espaço, a literatura se torna um abrigo, proporcionando momentos de conexão entre as famílias através das histórias.
A programação para o público infantil é assinada pelo LERCONECTA, com curadoria de Carolina Sanches, Martha Ribas e Rona Hanning. Inspirado no clássico "Alice no País das Maravilhas", o espaço imersivo de 600 m² trará três ambientes distintos: "O Livro é Elástico", "Ler é Abraçar" e "Ler é Encontro". Além de cenários instagramáveis, o espaço contará com eventos, exibição de filmes e até um DJ, o Chapeleiro Maluco.
Os ingressos para a Bienal do Livro 2023 podem ser adquiridos antecipadamente pelo site do evento aqui neste link. A expectativa é receber cerca de 600 mil visitantes ao longo dos dez dias de programação, que incluirá mais de 200 horas de atividades com mais de 300 autores e personalidades. A programação foi pensada para abranger todas as idades, com sessões que exploram a transversalidade dos livros em relação a outras formas de arte, como filmes, séries, músicas e peças de teatro.
Tatiana Zaccaro, diretora de Negócios da GL events Brasil, destaca que a Bienal se transformou ao longo dos anos, expandindo-se para além dos livros e se tornando um festival de cultura e entretenimento. Segundo ela, esta edição especial promete ser inovadora e surpreendente, trazendo experiências únicas para o público.
“A Bienal é um evento muito querido e que faz parte do calendário do paÃs. Ao longo desses 40 anos, deixou de ser uma feira de livros e se transformou em um festival de cultura e entretenimento, oferecendo experiências que transcendem o formato do livro fÃsico para um conceito de leituras elásticas, permeando o audiovisual, teatro, música e games. Estamos trabalhando para entregar ao nosso público, neste ano tão especial, uma edição como nenhuma outraâ€Â, conta.
Continua após a publicidade
Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), ressalta a importância do leitor e agradece pelo apoio e engajamento ao longo dos 40 anos de evento. Ele enfatiza o compromisso de criar experiências positivas e marcantes na vida das pessoas.
“O leitor é o motivo da nossa existência. Chegamos aos 40 anos acreditando nas pontes que criamos e nos sonhos que ainda podemos realizar. Queremos que as experiências sejam cada vez mais positivas e marcantes na vida das pessoasâ€Â, celebra.
A Bienal do Livro 2023 é uma oportunidade para apaixonados por literatura de todas as idades mergulharem em uma grande aventura leitora, explorando novos horizontes e se conectando através das histórias.
Para mais informações sobre a programação e ingressos, acesse o site oficial da Bienal do Livro Rio.
LEIA TAMBÉM:
8 maneiras divertidas e criativas de deixar seu filho entusiasmado com a leitura
Gostou da notícia? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.