No último domingo, dia 17, a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ), foi palco de um espetáculo encantador que levou centenas de famílias a uma jornada mágica pelo universo das princesas Disney. O musical "Disney Princesa, O Espetáculo" encerrou sua turnê no Rio de Janeiro, deixando uma plateia repleta de pequenos príncipes e lindas princesas emocionados e maravilhados com a performance das artistas.
Durante aproximadamente 2 horas, as músicas que marcaram gerações e encantaram corações foram entoadas, trazendo à tona personagens icônicos como Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, Jasmine, e as mais recentes Moana e as duas rainhas de Frozen, entre outras. Ao todo, o espetáculo celebrou a história de 12 princesas, proporcionando uma experiência única aos presentes.
A maestra do musical, representada pela fada-madrinha, conduziu as apresentações com maestria, tocando um piano mágico que cativou a todos. Durante parte do espetáculo, não faltou o príncipe encantado, entoando canções de amor que permeiam as histórias encantadas das princesas.
A interação entre o elenco e a plateia foi um dos pontos altos, levando pais e filhos a cantar juntos, formando um lindo coral que ressoou pela Cidade das Artes. Ao final da apresentação, um toque especial: uma tempestade de neve inesperada inundou o teatro durante a emocionante interpretação de "Livre Estou", encerrando o espetáculo de maneira espetacular.
A turnê agora segue para Goiânia (GO), onde ficará em cartaz nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, no Teatro Rio Vermelho.
Em uma entrevista exclusiva com parte do elenco, o portal Primeira Educação mergulhou nas experiências e significados que esse espetáculo carrega.
Laura Castro, que deu voz à icônica personagem Ariel, recentemente, no live-action de "A Pequena Sereia", compartilhou a emoção de representar uma princesa preta e a importância desse papel na sua vida e na das crianças:
"Foi uma experiência surreal, uma oportunidade única. Me senti muito honrada e grata. O que mais gostei de interpretar essa personagem foi a representatividade, por ser uma personagem preta, sendo uma princesa, uma pessoa preta na realeza, uma pessoa preta heroína. Isso é o que mais gostei de fazer parte neste projeto."
Sobre a mensagem que Ariel transmite para as crianças, ela destaca a determinação e a importância das escolhas na vida, uma lição valiosa que a personagem traz.
"Ariel é uma personagem muito curiosa, ela quer conhecer novos lugares, pertencer a novos lugares. E ensina muito que toda escolha é uma renúncia. Então, muitas vezes vamos querer coisas intensamente em nossa vida, mas consegui-las vai nos fazer abrir mão de outras, e está tudo bem. Tudo que a gente escolhe na vida acaba fazendo a gente abrir mão de outras que não escolhemos."
Jullie, atriz que participou do espetáculo, destaca a importância de trazer as princesas para os palcos e como elas inspiram força e determinação:
"As princesas Disney sempre estiveram muito presentes na infância de todo mundo. Neste espetáculo a gente fala muito sobre a força dessas princesas, sobre a determinação que elas têm, sobre ter coragem, sobre acreditar em nossos sonhos. Acho uma mensagem importante a se passar desde a infância e a se relembrar na vida adulta."
Sobre a evolução das mensagens das histórias das princesas ao longo dos anos, ela ressalta que as narrativas têm acompanhado a evolução da sociedade.
"Acho que tudo caminha conforme a sociedade avança em seus questionamentos”, relata a atriz.
Caio Giovani, que interpreta os príncipes da Disney, compartilha a importância de seu papel e a mensagem que busca transmitir às crianças, especialmente as crianças negras:
"Ser príncipe da Disney é um sonho e é muito bom fazer as crianças sonharem também, sonhar com o amor verdadeiro, o amor ideal. E também, como príncipe preto, quero realmente levar esse amor possível às crianças pretas, que nunca se enxergaram sendo um amor preto."
Sobre a responsabilidade dos príncipes nas histórias das princesas, Caio destaca que as princesas têm evoluído para se desenvolverem por suas próprias experiências, o que é uma mudança significativa na narrativa.
"De uns tempos pra cá, a gente observa que as princesas se desenvolvem sozinhas. A responsabilidade do príncipe ali é apenas o encontro do amor verdadeiro."
Laura Visconti, maestra do espetáculo, enfatiza a importância da música na conexão das crianças com as histórias das princesas:
"Para mim, não existe a história das princesas sem as músicas. A Disney já faz isso de uma maneira tão amarrada que não tem como você pensar na Jasmine sem pensar na música dela voando no tapete junto com o Aladdin. Isso já é pensado pela Disney. Para mim, essa conexão é instantânea."
E quanto à mensagem que espera que as crianças levem consigo após assistirem ao espetáculo, Laura enfatiza a importância de cada criança se reconhecer como a princesa de sua própria história:
"Espero que as crianças entendam que são princesas da vida delas. Elas não precisam se comparar e tentar se igualar a nenhum estereótipo de princesa ou de qualquer outra personagem. A ideia do espetáculo é mostrar que todas nós somos princesas da nossa história, da nossa vida. E isso é único, porque cada um tem sua história."
O musical "Disney Princesa, O Espetáculo" proporcionou não apenas um momento mágico e encantador para as famílias cariocas, mas também transmitiu mensagens valiosas sobre representatividade, determinação e autenticidade que ecoarão na vida das crianças. A turnê continua sua jornada, levando essa magia para outros cantos do Brasil. Um espetáculo que vai além da música, reforçando que cada criança é a princesa de sua própria história.
Esta é a primeira superprodução da Aventurinha, neste gênero, no Brasil e na América Latina, e teve apoio do Ministério da Cultura e Bradesco Seguros (patrocinadora máster), com patrocínio da Riachuelo. O Disney Princesa, O Espetáculo já passou por São Paulo e Rio de Janeiro, e agora segue para Goiânia. O roteiro do musical foi adaptado por Pedro Henrique Lopes e conta com a direção de Diego Morais.
LEIA TAMBÉM:
"Disney Princesa, o Espetáculo": Magia e encanto para crianças de todas as idades
As 4 lições de Moana: Como a ficção pode inspirar a educação infantil e a família
Gostou da notícia? Deixe seu comentário sobre o assunto e continue navegando no portal Primeira Educação para se manter atualizado com os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.