A 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10, uma das maiores honrarias da educação brasileira, revelou sua Educadora do Ano: Elenjusse Martins da Silva Soares, de Canaã dos Carajás (PA). Em uma cerimônia realizada no Teatro B32, em São Paulo, nesta quarta-feira (25), Elenjusse foi reconhecida pelo seu Projeto Institucional Ler Conecta, uma iniciativa que mobilizou professores, estudantes e famílias no resgate do vínculo da comunidade acadêmica com a escola. Durante a pandemia, a escola se transformou em um hospital de campanha, tornando a conquista ainda mais notável.
O Prêmio Educador Nota 10, criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e correalizado pelo Instituto Somos, contou com mais de 2.600 inscrições de todo o Brasil nesta edição. Além de Elenjusse, outros educadores brilharam em suas respectivas categorias. Elciane de Lima Paulino, de Guarabira (PB), se destacou em Tecnologia e Inovação, enquanto Eliana Corrêa de Araújo, de Euclides da Cunha Paulista (SP), liderou em Sustentabilidade. E a própria Elenjusse conquistou o primeiro lugar em Direitos Humanos.
Elenjusse Martins, gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Benedita Torres, em Canaã dos Carajás (PA), viu seu projeto, o Projeto Institucional Ler Conecta, ser reconhecido na categoria Tecnologia e Inovação. O projeto foi uma resposta criativa aos desafios da pandemia, envolvendo atividades como rodas de leitura, bibliotecas virtuais, clubes de leitura e sessões de cinema na escola. Essas ações não apenas atraíram a comunidade acadêmica, mas também transformaram a escola em um ponto de encontro cultural na cidade.
Elenjusse não esqueceu de reconhecer o apoio de sua comunidade e a importância do Prêmio Educador Nota 10:
"Me sinto muito emocionada e grata. Agradeço a Canaã dos Carajás, aos amigos, ao poder público que me apoiou e ao Prêmio Educador Nota 10 que incentiva e coloca em evidência para a sociedade que a educação é transformadora," afirmou.
Na categoria Tecnologia e Inovação, além de Elenjusse, outras duas professoras também se destacaram. Elciane de Lima Paulino, de Guarabira (PB), ficou em segundo lugar com o projeto "Introspecção poética de Augusto dos Anjos no EU do Século XXI". Francieli Carvalho Taborda, de Camboriú (SC), conquistou o terceiro lugar com a iniciativa "O que se faz na educação infantil? A documentação pedagógica como estratégia para tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica e o protagonismo da criança pequena."
Na categoria Sustentabilidade, a primeira colocação foi para Eliana Corrêa de Araújo, de Euclides da Cunha Paulista (SP), com o trabalho "Comunidade ativa - jogar, brincar de viver". Nadine de Andrade, de Blumenau (SC), ficou em segundo lugar, seguida por Francisco Rodrigo de Lemos Caldas, de Juazeiro do Norte (CE), com o projeto "Ecopuro: purificador sustentável."
E em Direitos Humanos, a professora Livia Guimarães Arruda, de São Paulo (SP), conquistou o primeiro lugar com o projeto "Motoca na praça: andanças e aventuras de triciclo pela Praça da República e centro de São Paulo." O segundo lugar ficou com Priscilla Castro dos Santos, de Vitória (ES), com o projeto "Mini-história: um olhar poético do cotidiano das crianças com autismo," seguida por Rodrigo Tetsuo Hirai, de Campinas (SP), com a iniciativa "Os brinquedos antigos e os dias atuais: refletindo as mudanças a partir do pião de madeira."
Os educadores premiados receberam reconhecimento e incentivos significativos. Os vencedores de cada categoria ganharam R$ 25 mil, além de benefícios adicionais, incluindo bolsas de pós-graduação e acesso à plataforma PROFs. E a Educadora do Ano, Elenjusse Martins, obteve R$ 25 mil adicionais para investir em serviços, produtos e infraestrutura na escola onde seu projeto foi realizado.
O evento foi marcado pela apresentação de Patrícia Paes e um pocket show exclusivo da cantora e educadora Luana Bayô. Além disso, os projetos vencedores foram destacados por meio de minidocumentários, proporcionando uma visão mais profunda do impacto dessas iniciativas transformadoras.
O Educador Nota 10 é mais do que uma premiação; é um tributo à dedicação e inovação dos educadores que moldam o futuro do Brasil. Guilherme Mélega, CEO da Somos Educação e presidente do Instituto Somos, expressou seu orgulho:
"Para nós, do Instituto Somos, é uma enorme satisfação realizar mais uma edição desta importante premiação que reconhece e valoriza nossos educadores", destacou.
Victor Civita, presidente da Fundação Victor Civita, reforçou a importância da educação no país, afirmando:
"Estamos muito felizes com o resultado desta 25ª edição do Prêmio! A Educação é o melhor investimento para um país melhor e mais justo para todos os brasileiros", frisou.
O Prêmio Educador Nota 10 continua a iluminar o caminho da educação, reconhecendo os educadores que tornam o Brasil um lugar melhor e mais brilhante para todos os seus cidadãos.
LEIA TAMBÉM:
Prêmio Educador Nota 10 destaca temas de sustentabilidade e inovação
Projeto Trilha das Descobertas: Educação infantil pelo brincar ganha destaque no mês das crianças
Gostou da notícia? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado sobre os principais assuntos que envolvem a educação infantil e primeira infância.