As inscrições para a segunda edição do Prêmio Escolas Sustentáveis já estão abertas, anunciaram esta semana a Santillana Educação, a OEI e a Fundação Santillana. O concurso internacional busca reconhecer e premiar projetos de sustentabilidade desenvolvidos por instituições de ensino do Brasil, México e Colômbia. Desta vez, uma novidade importante é a inclusão das escolas de Educação Infantil, ampliando o engajamento dos estudantes de todas as idades na promoção da sustentabilidade socioambiental.
Escolas de todo o ciclo da Educação Básica estão convidadas a participar do prêmio, que receberá inscrições até o dia 15 de maio de 2024. Além dos segmentos de Ensino Fundamental e Ensino Médio, agora também podem concorrer instituições de Educação Infantil. O foco é incentivar projetos que trabalhem com os pilares ESG (social, ambiental e governança), proporcionando visibilidade às escolas engajadas na construção de um futuro mais sustentável.
Cada escola pode inscrever quantos projetos desejar nas duas categorias: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais ou Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. As iniciativas devem abranger uma variedade de ações, desde conscientização ambiental até parcerias com comunidades locais e educação para cidadania. Os projetos inscritos devem ter sido concluídos até 14 de março de 2024 e apresentar resultados verificáveis.
Assim como na edição anterior, o concurso terá duas etapas: nacional e internacional. Na fase nacional, os melhores projetos de cada país serão divulgados ao público e os cinco primeiros colocados de cada categoria participarão do evento de Premiação Nacional, com prêmios de R$15 mil. Os vencedores nacionais avançarão para a etapa internacional, que acontecerá na Colômbia, em novembro de 2024, competindo pelo prêmio de R$25 mil e pelo título de Projeto do Ano.
Segundo Luciano Monteiro, diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, o prêmio valoriza projetos que extrapolam os muros escolares, beneficiando as comunidades do entorno. Francisco Cuadrado, presidente-executivo da Santillana, destaca a importância do prêmio como uma ação-chave na estratégia de sustentabilidade da empresa. Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI, ressalta o papel das escolas na conscientização sobre a proteção do planeta e a continuidade dessa iniciativa de sucesso.
A segunda edição do Prêmio Escolas Sustentáveis é uma oportunidade para as escolas da América Latina mostrarem seu compromisso com a sustentabilidade e inspirarem outras instituições a seguirem o mesmo caminho. Para mais informações sobre as inscrições e o regulamento completo, acesse o site oficial do projeto: premioescolassustentaveis.com.
LEIA TAMBÉM:
A OEI - Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - é a primeira organização intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano, promovendo a cooperação em educação, ciência, cultura e desenvolvimento. A Fundação Santillana, por sua vez, busca contribuir para a superação das desigualdades educacionais por meio de diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da educação.
Com a abertura das inscrições, espera-se que o Prêmio Escolas Sustentáveis 2024 incentive ainda mais ações sustentáveis nas escolas e promova uma maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade socioambiental desde a infância.
Gostou da notícia? Deixe seu comentário e continue navegando no portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.