Em 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Infância, uma ocasião para refletir sobre os direitos das crianças e sua educação. Neste contexto, a discussão sobre a educação bilíngue desde a infância ganha destaque. O portal Primeira Educação teve acesso a opiniões valiosas de especialistas no assunto, destacando a importância e os benefícios dessa abordagem para o desenvolvimento das crianças.
Carolina Segala, Coordenadora de Educação Infantil da FourC Bilingual Academy e FourC Learning, oferece insights valiosos sobre a relação entre a educação bilíngue na infância e os direitos das crianças, destacando a importância dessa abordagem para a formação de cidadãos globais e empáticos.
Carolina enfatiza que a educação bilíngue na infância proporciona às crianças a capacidade de se comunicar e se relacionar com pessoas de diferentes culturas e origens. Ela destaca:
"A educação bilíngue na infância ajuda as crianças a serem cidadãos globais, porque eles aprendem a se comunicar com todas as pessoas, pensando que a língua inglesa é o idioma universal."
Ao aprenderem um novo idioma, as crianças se tornam mais abertas e empáticas às diferenças culturais, contribuindo para um mundo mais inclusivo. Carolina ressalta:
"Isso é superimportante ao defender os direitos das crianças em todos os lugares, porque ao aprenderem um novo idioma, essas crianças se tornam mais aptas, abertas, mais empáticas a diferentes culturas”, ressalta Carolina.
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A coordenadora destaca que a educação bilíngue na infância prepara as crianças para um mundo cada vez mais interconectado, oferecendo-lhes mais oportunidades e acesso a diversas fontes de informação.
Ela observa: "Isso permite que elas tenham mais acesso a diferentes oportunidades."
A especialista também aborda a importância da educação bilíngue no contexto da identidade e nacionalidade das crianças.
“A partir do momento que ela está dentro de um contexto de imersão, essa criança terá a oportunidade de se identificar. Sua própria nação, sua língua."
Carolina enfatiza que a educação bilíngue na infância é realizada de maneira lúdica e imersiva, permitindo que as crianças vivenciem experiências simbólicas e significativas. Ela explica que:
"Dentro da educação bilíngue isso é feito de maneira muito lúdica, em um contexto de imersão, que permite que a criança vivencie várias experiências simbólicas e significativas para a sua vida."
As palavras de Carolina Segala refletem a importância da educação bilíngue na infância não apenas para o desenvolvimento linguístico, mas também para a formação de cidadãos globais, empáticos e conscientes dos direitos das crianças.
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Henrick Oprea, diretor da SIS Brasília, amplia o panorama da educação bilíngue ao destacar como essa abordagem transcende a mera fluência em outro idioma, visando formar cidadãos verdadeiramente bilíngues, capazes de compreender e se comunicar profundamente em diferentes culturas.
Oprea enfatiza que a educação bilíngue moderna vai além do domínio do idioma estrangeiro, buscando enriquecer o conhecimento cultural dos estudantes. Ele afirma:
"A abordagem moderna da educação bilíngue expande o leque de conhecimentos culturais do estudante, permitindo-lhe transitar com facilidade entre diferentes culturas."
Ao utilizar o idioma estrangeiro como uma ferramenta para o aprendizado, os estudantes desenvolvem habilidades cruciais, como o pensamento crítico e a resolução de problemas sob uma ótica multicultural. Oprea destaca:
"Isso permite que a educação bilíngue seja muito mais ampla e que ajude no desenvolvimento de outras habilidades essenciais, as chamadas soft skills."
Para Oprea, ser bilíngue na atualidade vai além da capacidade de falar outro idioma; envolve uma comunicação eficaz em um mundo cada vez mais interconectado.
"A verdadeira educação bilíngue almeja uma visão globalizada do mundo, preparando os estudantes para os desafios do futuro”, ressalta.
Ambos os especialistas concordam que além do bilinguismo infantil, habilidades como criatividade, resiliência e adaptabilidade são essenciais para preparar as crianças para um futuro incerto e globalizado. A FourC Learning, por exemplo, está empenhada em capacitar educadores para promover o bilinguismo desde cedo, fornecendo recursos especializados e treinamento contínuo.
Em resumo, a educação bilíngue na infância não apenas prepara as crianças para um mundo interconectado, mas também promove valores fundamentais de empatia, tolerância e compreensão. À medida que celebramos o Dia Mundial da Infância, é crucial investir nessa abordagem para garantir um futuro mais inclusivo e colaborativo para as próximas gerações.
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