Em datas comemorativas, os animais de estimação acabam se tornando opções atraentes quando o assunto é presentear, mas as pessoas acabam “esquecendo” que, como os seres humanos, os bichinhos também sentem fome, sede, frio, necessidade de cuidado, e várias outras emoções. E o mais importante: animais não são brinquedos que podem ser descartados quando o tutor achar que “cansou” do pet ou não quer mais a responsabilidade de cuidar dele.
Pensando nisso, a Cobasi (Comércio de Produtos Básicos e Industriais), lançou a sétima edição da campanha “Coelho não é brinquedo”, que acende o alerta sobre a importância da adoção responsável de animais de estimação, em especial coelhos.
Na Páscoa, os coelhos ficam mais em evidência, devido a associação feita aos animais para com a data comemorativa, o que gera um aumento considerável na compra/adoção desses animais, infelizmente muitas delas irresponsáveis.
Durante os quinze dias que antecedem a Páscoa, a Cobasi suspende a venda de coelhos, para evitar as compras por impulso e os possíveis abandonos futuros.
“Precisamos atuar na conscientização de nossos clientes sobre as responsabilidades de ter um pet, um ato que não pode ser realizado por impulso. Queremos que nossos clientes compreendam que ter um coelho demanda espaço, cuidados, tempo e gastos financeiros. Portanto, optamos por suspender as vendas neste período, e criamos um material informativo que visa orientá-los sobre as considerações essenciais antes da aquisição”, diz a gerente de marketing da Cobasi, Daniela Bochi.
LEIA TAMBÉM:
No blog da Cobasi, há mais detalhes sobre o cuidado com os bichinhos, especialmente, os coelhos, comumente usados como simbologia na Páscoa. Entre as informações disponíveis, estão o tempo médio de vida de um coelho, quais os cuidados que o tutor deve ter com a higienização do ambiente que eles irão viver, alimentação adequada e a necessidade de atendimento veterinário especializado.
A Educação é uma das 6 frentes do pilar social Cobasi Cuida que tem como princípio básico desenvolver conteúdos sobre bem-estar animal e guarda responsável. A campanha “Coelho não é brinquedo” conscientiza sobre os cuidados que esse animal necessita e inibe a compra de animais por impulso.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e aproveite para continuar navegando no portal Primeira Educação para se manter informado com os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.
*Texto revisado por: Lorena Brum*