Quinta, 05 de Dezembro de 2024
Cultura Dicas de livros

Dia Mundial do Livro: conheça três livros que abordam temas importantes de forma lúdica

Portal Primeira Educação traz dicas de obras infantis de autores brasileiros que tratam de assuntos sensíveis como o luto, o respeito às religiões e o autismo

23/04/2024 às 13h00 Atualizada em 02/05/2024 às 09h46
Por: Emanuelly Nogueira
Compartilhe:
Dia Mundial do Livro - 23 de abril. Livro O Menino Azul. Imagem: Editora Contracorrente
Dia Mundial do Livro - 23 de abril. Livro O Menino Azul. Imagem: Editora Contracorrente

 

Continua após a publicidade

O dia 23 de abril é conhecido como Dia Mundial do Livro, uma data escolhida pela Unesco para marcar o incentivo à leitura. Para comemorar, o portal Primeira Educação selecionou 3 obras infantis de autores brasileiros que abordam, de forma lúdica, assuntos como luto, religião e autismo, que podem ser lidos e compartilhados com as crianças desde a primeira infância.

Confira agora as sugestões:

 

1 - Livro "O gato Juan" ensina de forma lúdica crianças a lidarem com o luto

O livro “O Gato Juan” do escritor paraibano Junior Misaki conta a história do gatinho Juan, que ele adotou ainda filhote assustado, até o dia que partiu, deixando muita saudade na sua família.

A morte de Juan pode ser um momento difícil para as crianças, mas é uma oportunidade valiosa para começar a conversar sobre o luto. Ao acompanhar a dor da perda através dos olhos do personagem principal, as crianças podem aprender a lidar com suas próprias emoções, entender que o luto é uma parte natural da vida e descobrir maneiras saudáveis de enfrentá-lo.” afirma o autor.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre “O Gato Juan” e outros títulos através do perfil do escritor e ilustrador, Júnior Misaki, no Instagram.

Gato Juan
O Gato Juan - Imagem: Editora Gibizada

2 - “Amoras” conta a história de figuras importante da luta dos afrodescendentes no continente americano

Em seu primeiro livro infantil, Emicida, o rapper, cantor, compositor e apresentador brasileiro conta a história de uma menina negra em conversa com o seu pai, embaixo de uma amoreira, sobre elementos das culturas africanas presentes no Brasil e a figuras importante da luta dos afrodescendentes no continente americano. A história é baseada em uma conversa que o próprio autor teve com sua filha Estela.

Saiba mais sobre “Amoras” no site da editora.

Continua após a publicidade
Amoras - Emicida
Livro Amoras - Imagem: Editora Companhia das Letrinhas

3 - “O menino azul e a família colorida“ explica o autismo para crianças e também para adultos

A publicação “O menino azul e a família colorida“, é o primeiro livro infantil da editora Contracorrente e traz a história de uma mãe que é pega de surpresa pela chegada de um novo membro diferente: um bebê azul.

A partir dessa metáfora, a juíza Zilah Ramires Ferreira aborda o autismo de maneira sensível para os pequenos leitores, trazendo uma importante mensagem a respeito do apoio e da compreensão necessários para se lidar com uma criança autista. Como os demais livros, a história também é baseada em personagens reais, a autora é mãe de Caio, um menino autista.

O livro está disponível no site da Editora Contracorrente.

O menino azul
O Menino Azul. Imagem: Editora Contracorrente

LEIA TAMBÉM:

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado com as principais informações relacionadas à educação infantil e primeira infância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias