A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou nesta quinta-feira (25), em Teresina (PI), a cerimônia de entrega do Prêmio Alfa-10. Em sua 3ª edição, o prêmio contemplou as 78 escolas municipais e estaduais que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).
A solenidade reuniu prefeitos, gestores da educação, gerentes regionais, diretores, coordenadores e professores de todo o estado, que receberam das mãos do atual governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) e do secretário de educação Washington Bandeira as felicitações pelo desempenho na alfabetização de crianças na primeira infância.
Durante a coletiva de imprensa, o governador destacou os desafios para a alfabetização de jovens e adultos que não tiveram oportunidades de estudo e reforçou o valor da iniciativa de alfabetizar as crianças logo na primeira infância.
“Nós queremos que todas as escolas, da pré-escola ao ensino fundamental do Piauí garantam cem por cento das crianças alfabetizadas até sete anos de idade. Nós vamos premiar hoje dezenas de escolas, esse número cresce a cada ano em função dessa parceria do governo do estado com os municípios para garantir cada vez mais melhores creches, melhores pré-escolas e melhores escolas de ensino fundamental com essa missão de toda criança do Piaui se alfabetizar com sete anos de idade”, afirmou.
Segundo Fonteles, a iniciativa alcançou melhores resultados do que nos anos anteriores.
“Na primeira edição, há dois anos atrás, foram apenas 12 ou 15 escolas que obtiveram essa premiação, ela é baseada num indicador de percentual de alunos da creche que atingiu esse objetivo, quantidades de participações. Todas as escolas, em tese, podem receber esse prêmio. Nós evoluímos agora para mais de setenta, mas a nossa meta é que todas, as mais de mil escolas de ensino fundamental (do Piauí) atinjam essa meta óbvia de que criança até sete anos de idade tem que estar alfabetizada”, conclui.
Continua após a publicidade
LEIA TAMBÉM:
O Prêmio Alfa 10 foi instituído em 2020, vinculado ao Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, que busca valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, para melhorar os indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental.
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (IDEPI-Alfa) é um dos critérios de avaliação que contam para o prêmio, as escolas consideradas devem ter uma nota a partir de 8,5 nesse indicador.
Bom Jesus (1º e 3º lugares); Manoel Emídio (2º lugar); Caldeirão Grande (4º lugar) e Monsenhor Hipólito (5º lugar), foram as cidades com escolas melhores posicionadas.
Localizada a 640 km ao Sul de Teresina, a cidade de Bom Jesus apresentou o melhor índice do estado e cinco escolas do município foram premiadas. O prefeito da cidade, Nestor Elvas (MDB), defendeu que o resultado foi alcançado através da colaboração entre governo estadual e municipal.
“Quero parabenizar toda a equipe, parabenizar o governador do Estado, secretário da educação, pela organização e a colaboração para que pudéssemos estar fazendo um bom desempenho na educação do nosso município” disse o prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas.
A Escola Municipal Cebolinha, da cidade de Oeiras, a primeira capital do Piauí, ficou com a 64ª colocação, com IDEPI-Alfa de 8,84 pontos. A escola pertence à 8ª Gerência Regional (GRE), e atende crianças desde a primeira infância até o 5º ano. Fernanda Araújo, coordenadora da instituição nas duas modalidades, explicou como outras escolas piauienses também podem alcançar bons índices de alfabetização de crianças até sete anos de idade.
“A estratégia é incluir todas as crianças na garantia desse direito de aprender. Colocar a criança no centro do processo de ensino-aprendizagem, esse é o segredo, incluir e atender esse direito que toda criança tem”, explicou a coordenadora.
Tatiana Rocha, coordenadora do programa Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa de Oeiras (Pepaic) e articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) contou ao portal Primeira Educação sobre as atividades da Secretaria de Educação de Oeiras.
“O que temos feito na educação infantil realmente é muito trabalho, desde a questão da proposta do currículo, desenvolvemos uma matriz curricular própria e a implementação de políticas públicas especificamente voltadas para esse trabalho.”, esclareceu Tatiana.
Outros dois indicadores também são considerados na premiação das escolas: pelo menos 20 alunos devem estar matriculados no 2º ano do ensino fundamental e 90% deles devem participar das avaliações do Saepi. As escolas premiadas receberão incentivos que vão de R$60.000,00 até R$80.000,00 reais.
O Governo do Estado do Piauí comemorou durante a solenidade o sucesso do primeiro ano do programa Pacto Pelas Crianças, implementado em 2023. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na primeira infância. O pacto visa implementar ações e políticas públicas voltadas às crianças, em áreas como saúde, educação e assistência social.
Uma das ações prioritárias do Pacto Pelas Crianças é o incentivo financeiro para a construção de novas creches. A coordenadora do programa, Isabel Fonteles, defende que é preciso ir além para garantir o sucesso da educação na primeira infância.
“A gente viu que não basta apenas aumentar o número de creches. Temos também que dar uma educação de qualidade para as crianças. Então, através do Pacto para as Crianças, nós estamos fazendo também a ampliação do Pepaic, que é o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, para dar um ensino de qualidade para os bebês e para as crianças bem pequenos” explicou, Isabel Fonteles.
Gostou da matéria? Então, deixe seu comentário e continue navegando em nosso portal Primeira Educação para se manter informado sobre as principais notícias e artigos do universo da educação infantil e primeira infância.