O tempo em que permanecem na escola ocupa um espaço significativo na rotina diária das crianças. São os momentos em que os pais não podem acompanhar fisicamente os filhos, por isso é necessário criar uma relação de confiança entre os responsáveis e a escola. O fortalecimento desses laços se dá através de uma boa comunicação.
Recentemente, um aluno de apenas cinco anos teve um bilhete da escola grampeado pela professora na camiseta do seu uniforme, em Nova Friburgo (RJ), na Escola Municipal Santa Paula Frassinetti. O recado dizia “Mãe, favor mandar outra caderneta! Obrigada”. O caso reacendeu o debate sobre a necessidade de estabelecer canais respeitosos de diálogo direto entre pais e professores, coordenadores e diretores.
As novas tecnologias podem ser aliadas das escolas para promover uma comunicação assertiva com os pais a respeito dos assuntos voltados aos alunos, especialmente para os responsáveis por crianças na primeira infância que muitas vezes necessitam de atenção extra.
Atenta a esse cenário a Proesc, edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino, criou uma ferramenta específica para auxiliar as escolas a lidarem com os desafios de comunicação com as famílias. Isso é feito por meio do Proesc Agenda, aplicativo que possibilita um acompanhamento da rotina e feed de notícias, conectando as unidades e os responsáveis.
O aplicativo permite que os pais e estudantes tenham acesso a uma agenda online, possibilitando a busca de tarefas, provas e datas importantes de forma acessível e prática. Entre as funcionalidades do Proesc Agenda está o Rotina Escolar, que tem como objetivo informar sobre o dia a dia dos estudantes em tempo real.
Felipe Ferreira, CEO da Proesc, defende a comunicação como estratégia para estreitar os laços com os pais e cuidadores.
“Sempre foi fundamental ter uma boa troca entre as escolas e os responsáveis pelos alunos. Por isso, a gestão deve ter um suporte que mostre como a segurança e boa vivência de cada aluno importa. Além de mostrar isso para as famílias com um contato dinâmico”, pontua o executivo.
LEIA TAMBÉM:
As funcionalidades para a gestão escolar também são um forte atrativo. O aplicativo contribui na redução da inadimplência escolar, com lembretes e acesso simplificado às informações financeiras e facilitando o acompanhamento dos pagamentos escolares pelos pais. Assim é possível simplificar as informações financeiras. Também é por meio dele que ocorre a otimização de atividades, melhorando a organização escolar com planejamento eficiente de tarefas, aulas e eventos. Nele, os professores compartilham cronogramas e recursos, facilitando o aprendizado.
“Esse software facilita o contato de modo dinâmico e melhora justamente esse interesse dos responsáveis. Com ele, utilizamos a tecnologia para uma rotina tão importante: a informação. Conseguimos melhorar a maneira de pontuar problemas e enfrentar desafios do dia a dia, tudo isso fica mais fácil de ser resolvido”, analisa Felipe.
Gostou do artigo? Continue navegando no portal Primeira Educação para saber mais sobre os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.