Quarta, 24 de Julho de 2024
Escolas Ambiente escolar

Escola e família: uma parceria fundamental na educação dos filhos desde a primeira infância

Diretor escolar destaca a importância da interação positiva entre família e instituição educacional para o desenvolvimento educacional e social das crianças

06/05/2024 às 08h00 Atualizada em 28/05/2024 às 11h54
Por: Lorena Brum
Compartilhe:
O ambiente escolar é um espaço de intensa interação. Imagem: Freepik
O ambiente escolar é um espaço de intensa interação. Imagem: Freepik

 

Continua após a publicidade

Uma pesquisa recente realizada pela Piva Educacional revelou que 67,6% dos pais sentiram a necessidade de se envolver mais ativamente na educação de seus filhos desde o início da Pandemia. Nesse contexto, 57,5% dos pais encontraram-se estudando ao lado de seus filhos para enfrentar os desafios impostos pela crise de saúde global. Desse modo, a Covid-19 redefiniu o papel dos pais na educação dos filhos, mostrando que a colaboração entre família e escola é fundamental para o sucesso educacional das crianças.

Laços Estreitados: Família, Escola e Desenvolvimento

Essa maior proximidade entre pais e filhos levou a um fortalecimento dos laços com o ambiente escolar, influenciando não apenas o desempenho acadêmico, mas também a interação social e cultural das crianças. Emílio Taniguchi, diretor do Colégio Anglo Leonardo da Vinci - que possui turmas desde o berçário até o Ensino Médio - observa que a escola desempenha um papel crucial nessa relação.

Continua após a publicidade

O ambiente escolar é um espaço de intensa interação. Orientamos e atuamos junto à comunidade escolar para que conceitos de convívio e respeito à diversidade de ideias, opiniões, preceitos religiosos, opção sexual e tudo que é de direito do ser humano ter nas suas escolhas individuais seja trabalhado. Dessa forma, o espaço torna-se harmonioso, desenvolvendo-se habilidades como saber ouvir, argumentar, ser paciente e tolerante, que refletem no convívio familiar”, ressalta Emílio.

Confiança e Protagonismo: O Papel da Escola na Relação Pais-Filhos

Para Emílio, o cerne dessa relação está na confiança estabelecida entre escola, aluno e família. Ele enfatiza que a escola deve ser transparente em suas ações, cumprindo as metas estabelecidas e incentivando a participação ativa dos pais no processo educacional.

Continua após a publicidade

O ponto crucial da relação é a confiança criada entre a escola, aluno e família, nesta tríade, todos têm sua importância e protagonismo nas ações. À escola, cabe o papel de ser transparente nas atitudes e no cumprimento das metas propostas no início do ano letivo, ser razoável e equitativo no tratamento dos envolvidos, cumprir o que está escrito nas linhas-guias do Regimento Escolar e cobrar para que a comunidade escolar atue, em conjunto, para as boas práticas deste relacionamento”, complementa o diretor.

O Impacto da Pandemia na Relação Pais-Escola

O Global Learner Survey de 2021 revelou que a pandemia levou 90% dos pais brasileiros a assumirem um papel mais ativo na educação de seus filhos. Segundo o diretor, o vínculo fortalecido entre escola e família vai além da sala de aula, envolvendo toda a equipe educacional na promoção de um ambiente propício ao aprendizado e ao respeito mútuo.

Nossa equipe de orientadores educacionais, assistentes de coordenação, coordenadores e demais entes envolvidos atuam visando coibir ações negativas que venham a provocar o descumprimento de normas e regras. Portanto, toda interação visa proporcionar o alinhamento dos atos e valorizar as atitudes positivas em prol do bem-estar coletivo e do respeito ao cidadão, práticas que também são refletidas na relação com os pais”, conclui Emílio.

LEIA TAMBÉM:

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e explore mais conteúdos relacionados à educação infantil e primeira infância em nosso portal Primeira Educação. Fique atualizado com as últimas informações e dicas educacionais!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias