Cada vez mais, os pais estão reconhecendo a importância de proporcionar aos seus filhos a oportunidade de aprender inglês desde a primeira infância. Com a globalização e a crescente demanda por proficiência em língua inglesa, muitos pais estão optando por matricular seus filhos em escolas bilíngues ou cursos especializados desde a fase pré-escolar.
Além dos benefícios linguísticos óbvios, como a capacidade de se comunicar em diferentes contextos e culturas, aprender um segundo idioma desde a infância oferece uma série de vantagens cognitivas, sociais e até mesmo profissionais. Estudos mostram que crianças bilíngues tendem a desenvolver habilidades de resolução de problemas, criatividade e flexibilidade mental de forma mais eficaz.
Além disso, o aprendizado de um segundo idioma pode estimular o cérebro de maneira única, fortalecendo áreas associadas à memória, concentração e até mesmo habilidades matemáticas. Portanto, os pais devem considerar seriamente a inclusão do ensino de um segundo idioma na educação de seus filhos, seja por meio de escolas que investem nesse ensino ou buscando cursos como atividade extracurricular.
Não há dúvida de que os primeiros anos de vida são o momento ideal para absorver novos idiomas, aproveitando a plasticidade cerebral única desse período crucial de desenvolvimento infantil. Um exemplo notável desse movimento é o programa "Inglês para Crianças" oferecido pela escola de idiomas CNA, que aceita crianças a partir dos 3 anos de idade.
O programa "Inglês para Crianças" do CNA é projetado para oferecer uma jornada de aprendizado dinâmica e adaptada especialmente para crianças em fase pré-escolar e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Dividido em estágios semestrais, como o CNA Yard (3 a 4 anos) e o CNA Garden (5 a 6 anos), o curso proporciona uma imersão gradual no idioma inglês.
Durante o estágio inicial, as crianças são introduzidas ao inglês de maneira lúdica e interativa. Elas aprendem de forma divertida, por meio de jogos, músicas e atividades que estimulam o interesse e a participação ativa. Ao final do Yard 1, por exemplo, elas já são capazes de realizar atividades simples, como se apresentar, cumprimentar e expressar preferências básicas.
No estágio seguinte, as crianças avançam no idioma. Elas consolidam o vocabulário aprendido nos estágios anteriores e exploram temas mais complexos, como partes do corpo, alimentos, animais e atividades de lazer. Ao final do Garden 4, as crianças demonstram proficiência ao identificar itens do cotidiano, expressar preferências e até mesmo sugerir e recusar opções, mostrando um domínio cada vez mais sólido do inglês em contextos variados.
O curso do CNA não se limita apenas ao ensino do idioma; ele busca promover o desenvolvimento integral das crianças. Com um currículo diversificado que inclui conversação, jogos, contação de histórias e atividades artísticas, o programa estimula não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também habilidades cognitivas, sociais e motoras. Prepara, assim, as crianças para uma jornada de sucesso em um mundo globalizado e cada vez mais interconectado.
Este ano, o CNA marcou presença na Bett Brasil, o maior evento dedicado à inovação e tecnologia para educação na América Latina. Na ocasião, a rede apresentou o programa "CNA NA ESCOLA", uma iniciativa de parcerias educacionais voltada para atender instituições de ensino dentro de suas próprias instalações.
Esse programa oferece soluções que atendem tanto à matriz curricular das escolas parceiras quanto às atividades extracurriculares, incluindo cursos de idiomas para o período estendido dessas instituições.
Em suma, o investimento no ensino de um segundo idioma desde a primeira infância é uma decisão que vai além da simples aquisição de habilidades linguísticas. É um investimento no desenvolvimento integral da criança, preparando-a para enfrentar os desafios de um mundo globalizado e interconectado.
Diante da evidência clara dos benefícios cognitivos, sociais e profissionais, os pais têm o poder de moldar o futuro de seus filhos ao optarem por programas educacionais como os oferecidos pelo CNA, que reconhecem a importância crucial do aprendizado de idiomas desde os primeiros anos de vida. Essa escolha não apenas abre portas para oportunidades futuras, mas também enriquece a jornada educacional de cada criança, capacitando-as a se destacarem em um mundo cada vez mais diverso e competitivo.
LEIA TAMBÉM:
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.