Sexta, 24 de Janeiro de 2025
Educação Crianças bilíngues

Pais buscam ensino de inglês desde a primeira infância para seus filhos: conheça as etapas de aprendizagem

Explore os vários benefícios do aprendizado de idiomas para crianças, que vão de habilidades cognitivas e sociais ao futuro sucesso profissional

13/05/2024 às 15h00 Atualizada em 28/05/2024 às 11h50
Por: Lorena Brum
Compartilhe:
Imagem: Divulgação/ CNA
Imagem: Divulgação/ CNA

 

Continua após a publicidade

Cada vez mais, os pais estão reconhecendo a importância de proporcionar aos seus filhos a oportunidade de aprender inglês desde a primeira infância. Com a globalização e a crescente demanda por proficiência em língua inglesa, muitos pais estão optando por matricular seus filhos em escolas bilíngues ou cursos especializados desde a fase pré-escolar.

Inúmeros Benefícios do Aprendizado de um Segundo Idioma na Infância

Além dos benefícios linguísticos óbvios, como a capacidade de se comunicar em diferentes contextos e culturas, aprender um segundo idioma desde a infância oferece uma série de vantagens cognitivas, sociais e até mesmo profissionais. Estudos mostram que crianças bilíngues tendem a desenvolver habilidades de resolução de problemas, criatividade e flexibilidade mental de forma mais eficaz.

Além disso, o aprendizado de um segundo idioma pode estimular o cérebro de maneira única, fortalecendo áreas associadas à memória, concentração e até mesmo habilidades matemáticas. Portanto, os pais devem considerar seriamente a inclusão do ensino de um segundo idioma na educação de seus filhos, seja por meio de escolas que investem nesse ensino ou buscando cursos como atividade extracurricular.

Continua após a publicidade

Não há dúvida de que os primeiros anos de vida são o momento ideal para absorver novos idiomas, aproveitando a plasticidade cerebral única desse período crucial de desenvolvimento infantil. Um exemplo notável desse movimento é o programa "Inglês para Crianças" oferecido pela escola de idiomas CNA, que aceita crianças a partir dos 3 anos de idade.

Fase Pré-Escolar: Atividades Lúdicas e Interativas

O programa "Inglês para Crianças" do CNA é projetado para oferecer uma jornada de aprendizado dinâmica e adaptada especialmente para crianças em fase pré-escolar e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Dividido em estágios semestrais, como o CNA Yard (3 a 4 anos) e o CNA Garden (5 a 6 anos), o curso proporciona uma imersão gradual no idioma inglês.

Durante o estágio inicial, as crianças são introduzidas ao inglês de maneira lúdica e interativa. Elas aprendem de forma divertida, por meio de jogos, músicas e atividades que estimulam o interesse e a participação ativa. Ao final do Yard 1, por exemplo, elas já são capazes de realizar atividades simples, como se apresentar, cumprimentar e expressar preferências básicas.

Continua após a publicidade

Segundo Estágio: Identificação de Itens do Cotidiano no Aprendizado

No estágio seguinte, as crianças avançam no idioma. Elas consolidam o vocabulário aprendido nos estágios anteriores e exploram temas mais complexos, como partes do corpo, alimentos, animais e atividades de lazer. Ao final do Garden 4, as crianças demonstram proficiência ao identificar itens do cotidiano, expressar preferências e até mesmo sugerir e recusar opções, mostrando um domínio cada vez mais sólido do inglês em contextos variados.

Desenvolvimento Integral das Crianças

O curso do CNA não se limita apenas ao ensino do idioma; ele busca promover o desenvolvimento integral das crianças. Com um currículo diversificado que inclui conversação, jogos, contação de histórias e atividades artísticas, o programa estimula não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também habilidades cognitivas, sociais e motoras. Prepara, assim, as crianças para uma jornada de sucesso em um mundo globalizado e cada vez mais interconectado.

Investimento em Educação: Programa CNA na Escola

Este ano, o CNA marcou presença na Bett Brasil, o maior evento dedicado à inovação e tecnologia para educação na América Latina. Na ocasião, a rede apresentou o programa "CNA NA ESCOLA", uma iniciativa de parcerias educacionais voltada para atender instituições de ensino dentro de suas próprias instalações.

Esse programa oferece soluções que atendem tanto à matriz curricular das escolas parceiras quanto às atividades extracurriculares, incluindo cursos de idiomas para o período estendido dessas instituições.

Em suma, o investimento no ensino de um segundo idioma desde a primeira infância é uma decisão que vai além da simples aquisição de habilidades linguísticas. É um investimento no desenvolvimento integral da criança, preparando-a para enfrentar os desafios de um mundo globalizado e interconectado.

Diante da evidência clara dos benefícios cognitivos, sociais e profissionais, os pais têm o poder de moldar o futuro de seus filhos ao optarem por programas educacionais como os oferecidos pelo CNA, que reconhecem a importância crucial do aprendizado de idiomas desde os primeiros anos de vida. Essa escolha não apenas abre portas para oportunidades futuras, mas também enriquece a jornada educacional de cada criança, capacitando-as a se destacarem em um mundo cada vez mais diverso e competitivo.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias