Os Jogos Olímpicos têm data de início marcada para 26 de julho. Este é um marco importante para diversas áreas, como: turismo, mercado esportivo e novos astros. Realizada a cada quatro anos, a competição viabiliza a disputa de 46 modalidades, entre as principais estão: basquete, handebol, vôlei e futebol.
Para as instituições de ensino, o período reforça a importância do esporte e incentiva a frequência nas aulas práticas de educação física com professores qualificados e estruturas que suportem a demanda.
Henrick Oprea, diretor da Escola Suíça de Brasília (SIS Brasília), que pertence ao grupo SIS Swiss International School - uma das maiores instituições de ensino bilíngue do país, relata a importância do esporte para o desenvolvimento infantil.
“A atividade física é uma grande incentivadora da evolução do aluno em diferentes aspectos, com impacto direto na saúde e qualidade de vida do estudante, assim como no desenvolvimento cognitivo e social, além de trazer lições valiosas para a vida”, diz.
Segundo o estudo Sonhos Brasileiros 2024, do Grupo Croma, 90% dos brasileiros desejam cuidar da saúde e bem-estar do corpo nos próximos anos, no qual 52% pretendem introduzir ou manter na rotina algum tipo de atividade física e 50% querem adotar uma alimentação mais saudável, tendências que devem continuar no cotidiano dos mais jovens com o objetivo de criar hábitos saudáveis do aspecto físico e mental.
Pensando nisso, o especialista da SIS, Henrick Oprea, cita 4 impactos da prática do esporte no cotidiano das crianças:
O envolvimento esportivo ajuda os mais jovens a construir uma base sólida de confiança, colocando-os constantemente diante de novos desafios. Ao enfrentar e superar esses desafios, eles percebem que são capazes de alcançar seus objetivos com esforço e dedicação. Eles também aprendem a tomar decisões independentes e esta autonomia promove uma sensação de controle sobre suas próprias vidas, aumentando sua confiança.
Em esportes coletivos, aprende-se a valorizar as habilidades e contribuições de cada membro da equipe, desenvolvendo a cooperação entre os atletas e aprendendo a lidar com divergências e conflitos de maneira construtiva. A comunicação e o apoio mútuo são fundamentais, reforçando a importância do trabalho em equipe.
Durante a prática esportiva, os jogadores frequentemente enfrentam situações desafiadoras que exigem soluções rápidas e eficazes. Isso estimula o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas sob pressão, habilidades que são valiosas tanto dentro quanto fora do campo esportivo.
Atividades físicas são responsáveis por diferentes conexões ligadas ao cérebro, além de ser responsável pela produção de hormônios como serotonina e endorfina, que estão ligados à sensação de bem-estar. Ao praticar esportes, o organismo libera esses hormônios que contribuem para evitar o desenvolvimento de ansiedade e depressão, e aliviar o estresse.
“Na SIS, disponibilizamos meios e ferramentas para que nossos estudantes possam experimentar o máximo possível de disciplinas esportivas. Caso o aluno demonstre grande interesse, ou seja, identifique uma grande habilidade em determinado esporte, avaliamos estratégias para dar suporte ao seu desenvolvimento”, complementa Henrick Oprea.
Em janeiro deste ano, a instituição anunciou uma parceria exclusiva com o ex-judoca e campeão olímpico, Flávio Canto. Desde então, a Cicclo, empresa idealizada pelo atleta, passou a coordenar as atividades extracurriculares da escola. Aplicada durante as atividades oferecidas, a metodologia foi elaborada por especialistas em educação, atletas renomados e figuras emblemáticas do esporte, incluindo o medalhista olímpico.
A ligação entre o atleta e a instituição da capital federal ocorreu em dezembro do ano passado. No entanto, as duas unidades do grupo no Rio de Janeiro (Escola Suíço-Brasileira Rio de Janeiro e Escola Nova by SIS), já contavam com as atividades do Cicclo desde o início de 2023.
Por ser parte de um grupo internacional, a SIS Swiss International School viabiliza anualmente uma competição internacional no mês de maio, com as 17 escolas do grupo, localizadas na Suíça, na Alemanha e no Brasil. No ano passado, o evento aconteceu em Kassel, na Alemanha, e contou com a participação de alunos do 6° ano do ensino fundamental II de 12 a 13 anos. Esse ano, a competição será em Zurique, na Suíça. O intercâmbio esportivo tem como benefício estimular os mais jovens a praticarem atividades físicas e incentivar esse intercâmbio cultural com outros alunos da rede SIS.
LEIA TAMBÉM:
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.