Quarta, 24 de Julho de 2024
Esporte & Lazer Esportes olímpicos

Escolas aproveitam o Ano Olímpico e investem em metodologias esportivas para os alunos. Saiba mais

Mirando os Jogos Olímpicos 2024, Diretor de Escola Suíça-Brasileira lista os principais impactos do esporte na vida das crianças

15/05/2024 às 15h34 Atualizada em 28/05/2024 às 11h48
Por: Lorena Brum
Compartilhe:
Atividades físicas são responsáveis por diferentes conexões ligadas ao cérebro, além de ser responsável pela produção de hormônios como serotonina e endorfina, que estão ligados à sensação de bem-estar. Imagem: Freepik
Atividades físicas são responsáveis por diferentes conexões ligadas ao cérebro, além de ser responsável pela produção de hormônios como serotonina e endorfina, que estão ligados à sensação de bem-estar. Imagem: Freepik

 

Continua após a publicidade

Importância do Esporte nas Escolas durante os Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos têm data de início marcada para 26 de julho.  Este é um marco importante para diversas áreas, como: turismo, mercado esportivo e novos astros. Realizada a cada quatro anos, a competição viabiliza a disputa de 46 modalidades, entre as principais estão: basquete, handebol, vôlei e futebol.

Para as instituições de ensino, o período reforça a importância do esporte e incentiva a frequência nas aulas práticas de educação física com professores qualificados e estruturas que suportem a demanda.

Continua após a publicidade

Impactos Diretos na Vida do Estudante

Henrick Oprea, diretor da Escola Suíça de Brasília (SIS Brasília), que pertence ao grupo SIS Swiss International School - uma das maiores instituições de ensino bilíngue do país, relata a importância do esporte para o desenvolvimento infantil.

A atividade física é uma grande incentivadora da evolução do aluno em diferentes aspectos, com impacto direto na saúde e qualidade de vida do estudante, assim como no desenvolvimento cognitivo e social, além de trazer lições valiosas para a vida”, diz.

Continua após a publicidade

Segundo o estudo Sonhos Brasileiros 2024, do Grupo Croma, 90% dos brasileiros desejam cuidar da saúde e bem-estar do corpo nos próximos anos, no qual 52% pretendem introduzir ou manter na rotina algum tipo de atividade física e 50% querem adotar uma alimentação mais saudável, tendências que devem continuar no cotidiano dos mais jovens com o objetivo de criar hábitos saudáveis do aspecto físico e mental.

Quatro Impactos-Chave do Esporte na Formação Infantil

Pensando nisso, o especialista da SIS, Henrick Oprea, cita 4 impactos da prática do esporte no cotidiano das crianças:

1 - Senso de liderança

O envolvimento esportivo ajuda os mais jovens a construir uma base sólida de confiança, colocando-os constantemente diante de novos desafios. Ao enfrentar e superar esses desafios, eles percebem que são capazes de alcançar seus objetivos com esforço e dedicação. Eles também aprendem a tomar decisões independentes e esta autonomia promove uma sensação de controle sobre suas próprias vidas, aumentando sua confiança.

2- Trabalho em equipe

Em esportes coletivos, aprende-se a valorizar as habilidades e contribuições de cada membro da equipe, desenvolvendo a cooperação entre os atletas e aprendendo a lidar com divergências e conflitos de maneira construtiva. A comunicação e o apoio mútuo são fundamentais, reforçando a importância do trabalho em equipe.

3- Habilidades de resolução de problemas

Durante a prática esportiva, os jogadores frequentemente enfrentam situações desafiadoras que exigem soluções rápidas e eficazes. Isso estimula o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas sob pressão, habilidades que são valiosas tanto dentro quanto fora do campo esportivo.

4- Equilíbrio físico e psíquico

Atividades físicas são responsáveis por diferentes conexões ligadas ao cérebro, além de ser responsável pela produção de hormônios como serotonina e endorfina, que estão ligados à sensação de bem-estar.  Ao praticar esportes, o organismo libera esses hormônios que contribuem para evitar o desenvolvimento de ansiedade e depressão, e aliviar o estresse.

“Na SIS, disponibilizamos meios e ferramentas para que nossos estudantes possam experimentar o máximo possível de disciplinas esportivas. Caso o aluno demonstre grande interesse, ou seja, identifique uma grande habilidade em determinado esporte, avaliamos estratégias para dar suporte ao seu desenvolvimento”, complementa Henrick Oprea.

Parceria Estratégica com Flávio Canto: Impulsionando a Educação Física

Em janeiro deste ano, a instituição anunciou uma parceria exclusiva com o ex-judoca e campeão olímpico, Flávio Canto. Desde então, a Cicclo, empresa idealizada pelo atleta, passou a coordenar as atividades extracurriculares da escola. Aplicada durante as atividades oferecidas, a metodologia foi elaborada por especialistas em educação, atletas renomados e figuras emblemáticas do esporte, incluindo o medalhista olímpico.

A ligação entre o atleta e a instituição da capital federal ocorreu em dezembro do ano passado. No entanto, as duas unidades do grupo no Rio de Janeiro (Escola Suíço-Brasileira Rio de Janeiro e Escola Nova by SIS),  já contavam com as atividades do Cicclo desde o início de 2023.

Competição Internacional e Intercâmbio Esportivo

Por ser parte de um grupo internacional, a SIS Swiss International School viabiliza anualmente uma competição internacional no mês de maio, com as 17 escolas do grupo, localizadas na Suíça, na Alemanha e no Brasil. No ano passado, o evento aconteceu em Kassel, na Alemanha, e contou com a participação de alunos do 6° ano do ensino fundamental II de 12 a 13 anos. Esse ano, a competição será em Zurique, na Suíça. O intercâmbio esportivo tem como benefício estimular os mais jovens a praticarem atividades físicas e incentivar esse intercâmbio cultural com outros alunos da rede SIS.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias