A cidade de Campina Grande, conhecida como a terra do 'Maior São João do Mundo', oferece muito mais do que festa, forró e folia. Localizada no interior do estado da Paraíba, a 120 km da capital João Pessoa, a Rainha da Borborema é um polo industrial, criativo e educacional de destaque.
De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Campina é considerada a terceira cidade mais inovadora do Brasil, destacando-se pelo alto número de Mestres e Doutores em ciência e tecnologia, além da infraestrutura e da presença de um parque tecnológico na região.
Em 2021, a Unesco incluiu Campina Grande em sua rede de cidades criativas, reconhecendo-a pela sua alta produção em arte digital, sonora, realidade virtual e aumentada, arte web, videojogos, robótica, fotografia digital e cinema.
Nesta quarta-feira (29), começa a Festa Junina 2024 de Campina Grande, o Maior São João do Mundo. O evento terá 33 dias de duração, no Parque do Povo, e conta com Flávio José, Sâmya Maia, Santanna e Alcymar Monteiro como atrações no palco principal, na noite de abertura.
O São João 2024 de Campina Grande celebra os 160 anos da cidade. O destaque maior é a ampliação do Parque do Povo, que passou a ter quase 40 mil metros quadrados e foi interligado ao Parque Evaldo Cruz, o Açude Novo.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande informou que os festejos juninos de 2023 geraram uma movimentação econômica de cerca de R$ 500 milhões. A expectativa é que este ano a movimentação econômica aumente cerca de 20%.
Segundo a Prefeitura de Campina Grande, cerca de 3,1 milhões de pessoas devem passar pelo Maior São João do Mundo durante os 33 dias de festa. Do total de visitantes, 20% é composto por turistas. Somente no Palco Principal, cerca de 500 atrações musicais se apresentarão ao longo do evento junino.
O São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil em julho de 2022. Para o instituto, os números da festa são impressionantes, o que a consolidou como a maior do país.
A festa teve início no dia 4 de junho de 1983 de forma improvisada em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil. Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo, local onde a festa permanece acontecendo.
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.
Completando 160 anos de história, cultura, educação e tecnologia, Campina Grande apresenta uma variedade de atrações para todas as idades, incluindo,claro, as crianças.
Construído no século 19 para combater os efeitos da seca na região, o Açude Velho, embora não seja mais utilizado para abastecimento de água, permanece como um dos cartões postais da cidade. Em seu entorno, é possível praticar uma variedade de atividades físicas, como caminhadas, corridas e ciclismo, além de desfrutar de outras atrações.
Localizados às margens do Açude Velho, dois museus se destacam: o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e o Museu Digital. O MAPP, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, oferece exposições que incluem obras do artista Raul Córdula, entre outras. Já o Museu Digital utiliza tecnologia para contar a história de Campina Grande de forma interativa. Ambos os museus proporcionam experiências enriquecedoras para os visitantes.
Um espaço arborizado com diversas opções de lazer, como quadras esportivas, pistas para caminhada e corrida, além de áreas para skate e motocross. O Parque da Criança também oferece parquinhos e um gramado ideal para piqueniques e fotos em família. Com entrada gratuita, o parque está aberto todos os dias, das 4h às 20h.
Como uma cidade criativa, Campina Grande reserva um espaço especial para artesãos e pequenos empreendedores na Vila do Artesão. Com chalés, um auditório, palco musical e uma praça de alimentação, este local celebra o artesanato e os artistas regionais. Aberto de segunda a sábado, das 10h às 17h, a entrada é gratuita.
Reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Feira Central de Campina Grande é um local repleto de história, comércio e cultura. Com uma variedade de barracas que vendem produtos como flores, carne, laticínios, frutas, verduras, artesanato e culinária local, a feira é um verdadeiro retrato da diversidade da região. Seu principal dia de funcionamento é sábado, com algumas lojas abertas também aos domingos.
LEIA TAMBÉM:
Com essas opções, as famílias que visitarem Campina Grande durante o Maior São João do Mundo terão não apenas festa, mas também uma experiência cultural e recreativa completa, aproveitando o que a cidade tem de melhor a oferecer para todas as idades.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário e aproveite para continuar navegando no portal Primeira Educação para se manter informado com os principais assuntos relacionados à educação infantil e primeira infância.