O Ranking Connected Smart Cities 2022 revelou que Curitiba (PR) é a cidade mais inteligente do Brasil, mas ocupa a 21ª posição no eixo "Educação". Por outro lado, São Caetano do Sul (SP) lidera em "Educação", mas está na 26ª colocação em "Tecnologia e Inovação". Esses resultados mostram que a excelência em educação não necessariamente está alinhada com o uso de tecnologia para promover o letramento digital no país.
Mais do que apenas incentivar políticas de inovação, uma cidade inteligente é aquela que realiza uma gestão eficaz dos serviços públicos, promovendo a participação cidadã com o auxílio de recursos digitais.
“Esse trabalho e mudança de mentalidade exigem um grande esforço das cidades para renovar e melhorar a qualidade da educação, começando pela base e incluindo conteúdos relevantes para que a sociedade enfrente os desafios e aproveite as oportunidades da nova onda tecnológica. Nesse sentido, o investimento em tecnologias para educação é cada vez mais necessário”, avalia Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que oferece produtos de tecnologia educacional como a Mesinha Interativa Digital.
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Esse investimento deve começar na educação básica. A Mesinha Digital Interativa, uma aliada da educação tecnológica e do letramento digital, é um equipamento computacional touchscreen personalizado, com funções pedagógicas, acessibilidade, inclusão digital e capacidade de uso simultâneo para até seis crianças. O dispositivo vem com mais de 500 atividades ludopedagógicas instaladas.
“Com uma variedade de aplicativos e jogos educacionais, a Mesinha Digital permite que os professores inovem em suas práticas pedagógicas, integrando recursos digitais para enriquecer as aulas, tornar o aprendizado mais significativo e promover o letramento digital. Além disso, é uma ferramenta valiosa para a formação continuada de professores, oferecendo treinamentos e capacitações para o uso efetivo da tecnologia educacional em sala de aula”, destaca Liliane.
Novas tecnologias, como o 5G, a Internet das Coisas e os diversos usos da Inteligência Artificial, possibilitam o aumento da produtividade e da eficiência na gestão pública, com um melhor aproveitamento dos recursos. Esses avanços podem ser incorporados nas salas de aula.
Segundo a especialista, o investimento em tecnologia na educação permite a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno.
“Os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades digitais, pensamento crítico, criatividade e adaptabilidade, características essenciais em uma cidade inteligente.”
Para Joselane Pereira Freitas de Souza, secretária de Educação de Paraibano (MA), cidade que utiliza as mesinhas há um semestre, a tecnologia assistida “tem se tornado uma fonte inspiradora para os profissionais da educação e uma promessa lúdica no processo educacional das crianças assistidas”.
“Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, os estudantes já nasceram na era digital. As tecnologias da informação são parte do desenvolvimento contínuo, começando pelo giz e livros. O uso da Mesinha Digital como um recurso interativo e multidisciplinar promove uma importante ferramenta de interação e experiências prazerosas de socialização entre alunos e professores, permitindo o contato com diversos conteúdos de ensino de forma lúdica”, relata Joselane.
A utilização do sistema operacional Android facilita a integração de diferentes recursos, como jogos, atividades interativas, materiais educativos e aplicativos que abrangem diversas áreas do conhecimento e otimizam o planejamento estratégico das secretarias municipais de Educação.
“Essa flexibilidade permite que a Mesinha Digital seja aplicada em diversos contextos educacionais, desde a educação infantil até o ensino fundamental, adaptando-se às diferentes faixas etárias e necessidades dos alunos”, reforça Liliane.
O sistema também permite que a Mesinha Digital se mantenha atualizada, atendendo aos desafios e demandas educacionais atuais, ao mesmo tempo em que acompanha as inovações futuras em tecnologia e educação.
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