Quarta, 24 de Julho de 2024
Educação Ensino antirracista

Seduc participa de Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais. Confira

Um dos pontos altos do encontro formativo foi a palestra “Como se tornar um educador antirracista”, proferida pela professora doutora Bárbara Carine Pinheiro, sócia-fundadora da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa

11/06/2024 às 18h14 Atualizada em 14/06/2024 às 12h47
Por: Lorena Brum Fonte: Prefeitura de Camaçari - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

 

Continua após a publicidade

Representantes da Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari - BA participaram da Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais, evento promovido pela Associação Bem Comum, realizado nesta terça-feira (11/6), no auditório do Quality Hotel & Suites São Salvador, na capital baiana. Durante o evento, que reuniu representantes de mais oito municípios baianos, houve reflexões pertinentes sobre o enfrentamento ao racismo e a garantia do direito à aprendizagem, a partir da experiência exitosa da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, entidade parceria da ação.

Na oportunidade, a titular da Seduc, Neurilene Martins, compartilhou os movimentos inclusivos instaurados na Rede Pública Municipal de Ensino Camaçari, na perspectiva da instauração de uma educação antirracista nas escolas.

Continua após a publicidade

Esse é um movimento que perpassa pela formação do professor, pela revisão do referencial curricular, pela concepção de sequências didáticas pautadas na equidade, na empatia, e na diversidade. Estamos vivenciando essas práticas no nosso município, e participar dessa formação nos inspira a seguir ofertando educação pública com propósito social”.

Um dos pontos altos do encontro formativo foi a palestra “Como se tornar um educador antirracista”, proferida pela professora doutora Bárbara Carine Pinheiro, sócia-fundadora da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa – a primeira instituição de ensino registrada como afro-brasileira no país.

Continua após a publicidade

Aqui vamos falar de teoria e de prática, de pensar e repensar a escola, de aspectos conceituais da perspectiva antirracista, das experiências como professora e como idealizadora de uma escola afro-brasileira e sua pedagogia”, resumiu.

O assessor da Coordenação Executiva da Associação Bem Comum, João Pedro Martins, destacou a importância das reflexões propostas no encontro para fortalecer as políticas antirracistas.

Através da formação e dessa parceria, outros municípios vão conhecer mais sobre a experiência voltada para o fortalecimento das relações étnico-raciais, da autoestima da população negra, e da garantia das aprendizagens dos estudantes. É uma oportunidade de aprofundar a discussão e as práticas”, explicou.

Além da palestra, a programação do evento também reservou espaço e tempo para o compartilhamento das experiências dos nove municípios participantes – Camaçari, Feira de Santana, Alagoinhas, Simões Filho, Mata de São João, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Guanambi e Salvador.

A superintendente de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Guanambi, Eliene Marcia Fernandes, evidenciou a relevância desse momento de troca.

É essencial que a temática das relações étnico-raciais esteja presente na escola. E estar aqui, integrando esse debate, agrega experiências que vão se desdobrar em novas ações de promoção da equidade no nosso município”, observou.

Representando Camaçari, também participaram da formação a diretora pedagógica, Hosana Gonçalves; as coordenadoras de Currículo e Inovações Tecnológicas, Yuri Watanabe; de Avaliação e Acompanhamento Escolar, Dinah Moreira; e de Gestão Escolar, Patrícia Araújo; além dos técnicos do Núcleo de Educação Antirracista, Carla Pita, Edmário Ferreira, Kelly Fernandes e Lilian Gonzaga.

A Lyceum Consultoria Educacional, a Associação Nova Escola, e a Motriz também estiveram presentes.

LEIA TAMBÉM:

Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Bárbara Carine
Bárbara Carine. Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Eliene Marcia
Eliene Marcia. Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
João Pedro
João Pedro. Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA
Neurilene Martins
Neurilene Martins. Foto: Reprodução/Prefeitura de Camaçari - BA

Gostou da notícia? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado com as principais informações relacionadas à educação infantil e primeira infância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias