Quarta, 24 de Julho de 2024
Cultura Cultura Maker

Alunos da Educação Infantil de São Sebastião-SP desenvolvem habilidades com Kits Maker da Prefeitura

Os kits são voltados para crianças de 3 a 5 anos, abrangendo a 1ª e 2ª etapas da educação infantil

14/06/2024 às 09h36 Atualizada em 29/06/2024 às 00h17
Por: Lorena Brum Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

 

Continua após a publicidade

A Prefeitura de São Sebastião-SP, por meio da Secretaria da Educação, entregou cerca de 2 mil kits educacionais inovadores para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Esses kits são voltados para crianças de 3 a 5 anos, abrangendo a 1ª e 2ª etapas da educação infantil.

Os kits educacionais são conjuntos de materiais desplugados que foram projetados para proporcionar experiências de aprendizado prático e criativo, seguindo a metodologia "faça você mesmo" e alinhados aos princípios da cultura maker. Os materiais incluem elementos que estimulam a exploração, a experimentação e a resolução de problemas.

Continua após a publicidade
Imagem: Larissa Duarte | PMSS

Com esses kits, as crianças podem realizar uma variedade de atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais. As atividades incluem a criação de protótipos, realização de experimentos, resolução de problemas reais, promoção da gentileza e empatia, fortalecimento dos vínculos familiares e construção de confiança por meio da resolução de desafios.

O principal objetivo desses materiais é desenvolver competências essenciais para os profissionais do futuro desde a educação infantil. Através de atividades práticas e lúdicas, os kits estimulam a criatividade, a autonomia, a curiosidade, o trabalho colaborativo e outras habilidades fundamentais.

Continua após a publicidade

Esses objetivos estão alinhados aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proporcionando uma abordagem de aprendizado que valoriza a experiência da criança como protagonista do seu desenvolvimento.

A professora de arte Juliana Santa Chiara elogia os kits:

É um material que é bem prático para o professor porque a gente tem uma vida corrida, não temos tempo hábil para preparar esse material mais elaborado para todos os alunos.”, diz a educadora sobre as peças de MDF que fazem parte do kit.

LEIA TAMBÉM:

A estudante Sofia Gomes dos Santos, 5 anos, da EMEI Arco-íris, de Barequeçaba, conta sobre sua experiência de montar o material.

“Eu montei e usei o livro, foi fácil. Gostei bastante, eu pintei, fiz coisas, ficou muito bonito o meu. A parte de pintar foi muito legal, foi tipo, sensacional.”

Imagem: Larissa Duarte | PMSS

Gostou da notícia? Deixe seu comentário e continue navegando no portal Primeira Educação para se manter atualizado sobre tudo que rola no universo da educação infantil e primeira infância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias