Quarta, 24 de Julho de 2024
Escolas Método de ensino

Reggio Emilia: especialista leva às escolas método educacional que valoriza a autonomia das crianças

Marianne Valentine, Diretora de educação infantil do Grupo Inspired, traz abordagem Reggio Emilia para o Brasil, promovendo autonomia e criatividade nas crianças

17/06/2024 às 08h00 Atualizada em 29/06/2024 às 00h16
Por: Lorena Brum
Compartilhe:
O método Reggio Emilia é um projeto pedagógico que se destaca por promover a independência e autonomia das crianças. Imagem: Freepik
O método Reggio Emilia é um projeto pedagógico que se destaca por promover a independência e autonomia das crianças. Imagem: Freepik

 

Continua após a publicidade

Uma das principais pesquisadoras do método educacional Reggio Emilia e Diretora de Educação Infantil do Grupo Inspired, Marianne Valentine, está em visita ao Brasil para promover encontros com famílias e educadores em várias unidades da rede Eleva. As visitas ocorrem em São Paulo, no recém-inaugurado Eleva São Paulo, e no Rio de Janeiro, nas unidades Eleva Botafogo, Urca, Barra da Tijuca e Batutinhas. Outros destinos incluem Salvador com Gurilândia, Eleva Brasília, Eleva Recife e Centro Educacional Leonardo da Vinci no Espírito Santo.

Com mais de 20 anos de experiência em educação infantil, Valentine traz consigo uma rica bagagem de pesquisas e práticas inovadoras. Sua visita tem como objetivo compartilhar novas metodologias, pesquisas e conhecimentos, além de conduzir treinamentos inspiradores para o corpo docente.

Continua após a publicidade

O que é o método Reggio Emilia?

Desenvolvido na região norte da Itália, o método Reggio Emilia é um projeto pedagógico que se destaca por promover a independência e autonomia das crianças. Ele valoriza o protagonismo no aprendizado e incentiva a confiança necessária para que se tornem futuros líderes. Marianne Valentine, que dedicou grande parte de sua carreira à pesquisa da primeira infância, adaptou essa abordagem para todas as unidades do Grupo Inspired ao redor do mundo.

O método Reggio Emilia é baseado na premissa de que as crianças são capazes de expressar suas ideias, teorias e respostas ao mundo de múltiplas maneiras, tanto verbais quanto não verbais. Essa abordagem é conhecida como "As Cem Linguagens das Crianças", uma metáfora que destaca a riqueza de formas de expressão que as crianças possuem.

Continua após a publicidade

Enfatizando os processos de aprendizagem

Dentro das escolas que adotam o método Reggio Emilia, o foco está nos processos de aprendizagem. As crianças são incentivadas a atuar como professores e pesquisadores na sala de aula, pesquisando, debatendo e explorando temas de interesse. O método valoriza não apenas o conteúdo aprendido, mas também o processo de aprendizado, tornando-o visível e significativo.

O ambiente escolar é visto como um elemento crucial no aprendizado. Segundo Valentine:

A pedagogia Reggio Emilia influencia nossa abordagem global, mas não a copiamos integralmente”, afirma. “Além de adotá-la para a criatividade e o  pensamento, também equilibramos a metodologia para garantir a construção de bases acadêmicas sólidas nas crianças desde bem pequenas”.

A especialista enfatiza que as crianças são apoiadas tanto individualmente quanto em colaboração, trabalhando dentro do que Vygotsky chamou de "zona de desenvolvimento proximal".

Assim, garantimos que as crianças estejam trabalhando no seu nível atual, mas em direção ao seu pleno potencial.”, explicou a diretora.

Carla, Lucy e Marianne Valentine, em uma das escolas atendidas pelo método Reggio Emilia. Imagem: Divulgação/ Escola Eleva

LEIA TAMBÉM:

Encontros inspiradores

Durante suas visitas às escolas, Valentine está promovendo encontros inspiradores com famílias e educadores. Nessas sessões, ela compartilha suas experiências e discute como as práticas do método Reggio Emilia podem ser integradas ao contexto brasileiro, respeitando as particularidades culturais e educacionais de cada região.

Esses encontros são uma oportunidade valiosa para os educadores e pais conhecerem mais sobre essa abordagem pedagógica inovadora e como ela pode transformar a educação infantil, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, dinâmico e centrado na criança.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado sobre os principais assuntos que envolvem a educação infantil e primeira infância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias