O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta segunda-feira, 24, o primeiro Encontro Catarinense de Brinquedotecas Universitárias, no Auditório Tito Sena, em Florianópolis. O encontro é organizado pelo Laboratório de Educação e Infância (Laborei) , vinculado ao Departamento de Pedagogia da Udesc Faed. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário online .
O tema do primeiro encontro é "As contribuições da Brinquedoteca Universitária para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão: Potencialidades e Desafios", com extensa programação a partir das 8h e participação de especialistas na área.
O evento é voltado para docentes e pesquisadores envolvidos com trabalhos em torno de brinquedotecas universitárias, assim como demais pessoas interessadas no assunto.
Há pouco mais de um ano, a Udesc Faed inaugurou a Brinquedoteca Universitária Larissa Alderighi , que funciona o térreo do centro de ensino, coordenada pelo professor professor Adilson De Angelo.
O espaço é vinculado ao departamento de Pedagogia e tem por principal objetivo proporcionar aos acadêmicos do curso e de outras licenciaturas uma formação teórica e prática a respeito da importância do brincar, no que se refere à construção, elaboração e reflexão temática sobre culturas infantis, jogos, brinquedos e brincadeiras, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão; atividades ligadas à formação continuada de profissionais que atuam com as infâncias; e atividades que receberão crianças para vivências brincantes.
Ao criar e manter a brinquedoteca, a Udesc Faed está atendendo as exigências expressas em documentos oficiais e de preceitos legais, como é o caso da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinases). A existência de uma brinquedoteca em uma instituição de ensino superior que oferta a licenciatura em Pedagogia é uma exigência que o Ministério da Educação apresenta como item do processo de avaliação dos cursos de Pedagogia.
LEIA TAMBÉM:
Gostou da notícia? Então, aproveite para navegar no portal Primeira Educação e conferir outros conteúdos relevantes sobre o universo da educação infantil e primeira infância. Deixe seu comentário sobre este assunto.