Quarta, 24 de Julho de 2024
Eventos Educação Infantil

Brinquedotecas universitárias de SC participam de evento na Udesc Faed nesta segunda. Confira

Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta segunda-feira, 24, o primeiro Encontro Catarinense de Brinquedotecas Universitárias

24/06/2024 às 11h18 Atualizada em 29/06/2024 às 00h14
Por: Lorena Brum Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta segunda-feira, 24, o primeiro Encontro Catarinense de Brinquedotecas Universitárias, no Auditório Tito Sena, em Florianópolis. O encontro é organizado pelo  Laboratório de Educação e Infância (Laborei) , vinculado ao Departamento de Pedagogia da Udesc Faed. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo  formulário online .

Continua após a publicidade

O tema do primeiro encontro é "As contribuições da Brinquedoteca Universitária para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão: Potencialidades e Desafios", com extensa programação a partir das 8h e participação de especialistas na área.

O evento é voltado para docentes e pesquisadores envolvidos com trabalhos em torno de brinquedotecas universitárias, assim como demais pessoas interessadas no assunto.

Continua após a publicidade

Confira a programação completa

  • 8h – Acolhida e café
  • 8h45 – Abertura
  • 9h – Mesa “Brinquedoteca Universitária: cotidianos lúdicos do território acadêmico ao comunitário”. Convidada: Rosana Coronetti Farenzena (UFPF)
  • 10h30 – Mesa “O lugar do brincar na formação inicial de professoras e professores” Convidada: Andrea Simões Rivero (UFFS)
  • 12h – Intervalo para o almoço
  • 13h30 – Conhecendo um pouco mais as Brinquedotecas Universitárias em Santa Catarina
  • 15h – Conversa sobre a Criação de Redes de Brinquedotecas Universitárias em Santa Catarina e planejamento de ações
  • 16h30 – Café e encerramento do encontro 

Brinquedoteca da Udesc Faed

Há pouco mais de um ano, a Udesc Faed inaugurou a  Brinquedoteca Universitária Larissa Alderighi , que funciona o térreo do centro de ensino, coordenada pelo professor professor Adilson De Angelo. 

O espaço é vinculado ao departamento de  Pedagogia  e tem por principal objetivo proporcionar aos acadêmicos do curso e de outras licenciaturas uma formação teórica e prática a respeito da importância do brincar, no que se refere à construção, elaboração e reflexão temática sobre culturas infantis, jogos, brinquedos e brincadeiras, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão; atividades ligadas à formação continuada de profissionais que atuam com as infâncias; e atividades que receberão crianças para vivências brincantes.

Continua após a publicidade

Ao criar e manter a brinquedoteca, a Udesc Faed está atendendo as exigências expressas em documentos oficiais e de preceitos legais, como é o caso da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinases). A existência de uma brinquedoteca em uma instituição de ensino superior que oferta a licenciatura em Pedagogia é uma exigência que o Ministério da Educação apresenta como item do processo de avaliação dos cursos de Pedagogia.

LEIA TAMBÉM:

Gostou da notícia? Então, aproveite para navegar no portal Primeira Educação e conferir outros conteúdos relevantes sobre o universo da educação infantil e primeira infância. Deixe seu comentário sobre este assunto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias