A urgência da preservação ambiental nunca se fez tão evidente: mudanças climáticas, perda da biodiversidade, poluição e desastres naturais são algumas das questões ambientais que preocupam todas as nações. Em resposta a esses desafios, a educação sustentável vem ganhando espaço no currículo escolar como ferramenta fundamental para formar cidadãos conscientes, engajados e responsáveis. Um exemplo notável é o Elite Rede de Ensino, que está desenvolvendo uma série de projetos na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o tema "Construindo um mundo melhor e um planeta bem cuidado", alinhado às metas da Agenda 2030 e do G20.
Os projetos são desenvolvidos em sala de aula e no pátio da escola, com o auxílio de atividades gamificadas, músicas e livros paradidáticos que abordam temas como a preservação e o cuidado com o meio ambiente. No início do ano, as crianças são incentivadas a praticar hábitos saudáveis e a realizarem atividades de escutar e sentir a natureza, através dos projetos Elo e Bandinha Elite.
“Nosso objetivo é inspirar os alunos a verem a natureza como um lar. Acreditamos que as boas práticas das crianças possam também influenciar suas famílias, por isso, quando ensinamos sobre sustentabilidade procuramos incentivar ações concretas, que eles possam replicar em outros locais de seu convívio. É gratificante ver as nossas crianças adotando boas práticas e cuidando com tanto carinho do planeta”, afirma Mariana Lacombe, supervisora do Ensino Infantil e Fundamental Anos Iniciais do Elite Rede de Ensino.
Continua após a publicidade
Entre as atividades promovidas, destacam-se as cirandas de leituras que promovem o cuidado com a natureza e o projeto artístico Vernissage. Este projeto permite que os alunos pintem quadros e criem artes que são expostas para a comunidade local. Este ano, os temas abordados foram “Eco Fantasia: Uma viagem ao mundo da imaginação e da natureza” e “Ecos Surreais: uma viagem literária pelo meio ambiente”. Além disso, ao longo do ano letivo, os alunos são constantemente impulsionados para uma reflexão crítica sobre seu papel na construção de um futuro sustentável e justo.
Os benefícios de ensinar educação sustentável para as crianças são imensuráveis para toda a sociedade. Esse investimento na educação ambiental das novas gerações possibilita a preservação do nosso planeta, diminuindo os incidentes de desastres naturais. Com as crianças de hoje bem preparadas, podemos esperar um amanhã no qual a sustentabilidade seja a norma e não a exceção.
Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado com as principais informações relacionadas à educação infantil e primeira infância.