Quarta, 24 de Julho de 2024
Esporte & Lazer Recreação infantil

5 brincadeiras tradicionais juninas para pais e filhos se divertirem durante as férias. Confira

Especialista explica que atividades como essas são fundamentais durante a infância para o desenvolvimento infantil

27/06/2024 às 15h32 Atualizada em 04/07/2024 às 12h13
Por: Lorena Brum
Compartilhe:
Realizar brincadeiras juninas em casa não só traz a diversão típica das festividades, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento infantil. Imagem: Freepik
Realizar brincadeiras juninas em casa não só traz a diversão típica das festividades, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento infantil. Imagem: Freepik

 

Continua após a publicidade

Entre os meses de junho e julho, os dias costumam estar repletos de festividades. Conforme a tradição, comidas típicas, danças e principalmente as tradicionais brincadeiras infantis também compõem a temática desta época do ano, com festas "juninas e julinas". Entretanto, muitas vezes a falta de espaço, tempo ou recursos exige criatividade dos pais para adaptar essas atividades tão importantes que auxiliam no desenvolvimento das crianças.

Ciente dessa necessidade e da importância de momentos que estimulem o desenvolvimento infantil, Alessandro Tomazelli, CEO da Cia e Tomate, revela que as datas comemorativas são um ótimo momento para introduzir atos recreativos na rotina dos indivíduos:

Continua após a publicidade

“É necessário que as atividades recreativas venham como um momento de relaxamento e conectividade para que assim elas possam expandir habilidades cognitivas, sociais e criativas, fatores essenciais para a construção do crescimento físico e intelectual”.

O papel do brincar no desenvolvimento infantil

Tomazelli destaca que o ato de brincar possui um papel fundamental durante a fase de crescimento, já que é por meio deles que os mais novos expressam sua individualidade, praticam atividade física e estabelecem conexões interpessoais. No caso de crianças portadoras de alguma deficiência, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a comemoração, quando realizada de forma segura e supervisionada, também é uma excelente oportunidade para promover a inclusão e o aperfeiçoamento de habilidades motoras e sociais.

Continua após a publicidade

Prêmios e incentivos para as crianças

Em todos os casos, é válido oferecer prêmios e incentivos aos pequenos tanto pela participação na confecção das brincadeiras quanto nos jogos em si, que podem variar desde doces característicos até abraços e outras demonstrações de afeto. Dessa forma, as crianças se sentem acolhidas e instigadas a exercitar o corpo e mente de maneira lúdica.

“Incluir as crianças não só durante a brincadeira, mas também na confecção dos jogos que serão realizados cria uma sensação de pertencimento ao mesmo tempo em que diminui o período de tempo em que elas estão em contato com telas e aparelhos que podem prejudicar seu desenvolvimento”, afirma Alessandro Tomazelli.

Brincadeiras juninas para realizar em casa

Para ajudar os pais a proporcionarem momentos divertidos e educativos durante as férias, listamos cinco brincadeiras tradicionais que podem ser realizadas em casa:

1. Pescaria

A clássica pescaria de festa junina pode ser reproduzida de forma simples. Peixes recortados e enfeitados podem ser dispostos sob um cobertor ou papel azul para simular água. As varas podem ser confeccionadas com gravetos ou cabos de vassoura, barbantes e clipes de papel como anzóis usados para erguer os peixes.

2. Jogo de argolas

Nesse caso, as argolas podem ser produzidas com os mais variados materiais, e os alvos, com garrafas PET decoradas. O objetivo é jogar as argolas para que elas se encaixem no topo das garrafas.

3. Acerte o alvo

Outra opção é o jogo de arremesso de bola, tendo como objetivo latas coloridas empilhadas ou uma superfície com um alvo marcado. Vence quem derrubar a maior quantidade de latas usando a bola ou quem acertar o alvo marcado.

4. Dança das cadeiras

O jogo pode ser realizado somente com música e algumas cadeiras ou pufes organizados em círculo. Os participantes andam em volta e sentam quando a música para de tocar. A cada rodada uma cadeira é retirada, e vence o último a conseguir se sentar.

5. Corrida de saco

Para essa brincadeira será necessário apenas alguns sacos ou fronhas, dependendo do tamanho da criança, e uma linha de chegada marcada com fita ou giz. As crianças são colocadas em uma linha reta e devem pular com as pernas dentro dos sacos até a linha de chegada.

Realizar brincadeiras juninas em casa não só traz a diversão típica das festividades, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento infantil. A criatividade dos pais em adaptar essas atividades pode proporcionar momentos inesquecíveis para as crianças, incentivando habilidades importantes e promovendo a inclusão.

Gostou da notícia? Seja um apoiador do jornalismo independente e contribua.

Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado com as principais informações relacionadas à educação infantil e primeira infância.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias