Quarta, 24 de Julho de 2024
Educação Bilinguismo

Como atividades lúdicas e criativas podem manter o ensino bilíngue ativo durante as férias. Confira as dicas

Recesso escolar: oportunidade para aprendizado e diversão com o apoio dos pais

08/07/2024 às 08h00 Atualizada em 13/07/2024 às 14h50
Por: Lorena Brum
Compartilhe:
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
 
Durante o mês de julho, o recesso escolar traz uma pausa bem-vinda na rotina de estudantes e professores. No entanto, essa pausa pode ser muito mais do que apenas um período de descanso. É uma excelente oportunidade para fortalecer vínculos, adquirir novos conhecimentos de forma criativa e preparar-se para o retorno às aulas. Em especial, o aprendizado de um segundo idioma pode continuar de forma divertida e eficaz, fortalecendo as habilidades linguísticas dos alunos e mantendo-os motivados.

Atividades imersivas no segundo idioma

Vanessa Codecco, head pedagógica da Rhyzos Educação, que detém o sistema de ensino bilíngue Twice, destaca a importância de manter os alunos em constante crescimento, mesmo fora da sala de aula.
 “Encaixar algumas atividades durante o recesso escolar é uma forma importante de deixar o aluno em constante crescimento, mesmo fora da sala de aula. Ao proporcionar experiências imersivas e práticas, os alunos podem progredir o que já aprendeu de maneira natural, podendo retornar às aulas com mais empolgação e novas ideias”, explica Vanessa.

Dicas para manter o aprendizado ativo

Para garantir que o aprendizado do segundo idioma continue de maneira leve e divertida, Vanessa sugere diversas atividades. A exploração literária, por exemplo, incentiva a leitura e conversas sobre os livros lidos. O cinema em casa é outra opção, com filmes e desenhos animados no segundo idioma, utilizando legendas em português para facilitar a compreensão. Jogos e desafios linguísticos, como jogos de palavras, quebra-cabeças, charadas e soletração entre os membros da família, também são altamente recomendados.

Culinária e cultura como ferramentas de ensino

Outra sugestão de Vanessa é a cozinha internacional, onde todos podem preparar pratos típicos do país onde se está aprendendo o idioma. Isso não só torna o aprendizado mais tangível como também divertido e delicioso. Além disso, descobertas culturais, como dança e música, e viagens virtuais, utilizando a tecnologia para apresentar lugares e fatos interessantes sobre a língua-alvo, são ótimas maneiras de manter o aprendizado ativo durante as férias.
 

Importância do envolvimento dos pais

O apoio dos pais é essencial em cada uma dessas atividades. Vanessa enfatiza que a participação dos pais não só torna a criança mais engajada, mas também cria uma oportunidade para que pais e filhos aprendam juntos. 
 
A longo prazo os benefícios são incontáveis, e é importante a família ter isso em mente na hora de proporcionar esse ensino aos filhos. Flexibilidade mental, habilidades cognitivas, facilidade em resolução de problemas e aumento da concentração são apenas alguns fatores que encontramos com um um sistema bilíngue eficaz”, finaliza a head pedagógica.
Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos ligados à educação infantil e primeira infância.
 
Gostou da notícia? Seja um apoiador do jornalismo independente e contribua.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias