Quarta, 24 de Julho de 2024
Eventos Alfabetização

Especialistas do Brasil e da Colômbia debatem políticas de alfabetização em seminário no Rio de Janeiro. Saiba como assistir

O evento, que será realizado no dia 15 de julho, visa discutir sobre a importância de práticas educacionais baseadas na ciência

09/07/2024 às 08h00 Atualizada em 13/07/2024 às 14h49
Por: Lorena Brum
Compartilhe:
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

 

Continua após a publicidade

No dia 15 de julho, o Rio de Janeiro será palco do seminário "Redes que Alfabetizam: Lições do Brasil e da Colômbia", organizado pelo Instituto João e Maria Backheuser, com apoio da Parceiros da Educação Rio e do Instituto Ayrton Senna. O evento, que será presencial e também transmitido online, visa discutir a importância de políticas estruturadas e baseadas na ciência para alcançar a excelência na alfabetização.

Objetivos e importância do seminário

O seminário tem como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas de alfabetização no Brasil e na Colômbia, além de discutir como a Ciência da Leitura pode contribuir para a melhoria das práticas educacionais. A alfabetização é essencial para o desenvolvimento social e econômico de um país, impactando diretamente a qualidade de vida e as oportunidades de sua população. Segundo dados das avaliações estaduais de 2023, apenas 56% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizados, destacando a necessidade de ações mais eficazes para alcançar a meta de 80% até 2030, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Continua após a publicidade

"Alcançar a excelência na alfabetização é essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Este seminário é uma oportunidade única para compartilhar experiências bem-sucedidas e discutir políticas estruturadas que podem transformar a educação e garantir que todas as crianças tenham acesso a um futuro mais promissor", afirma Teca Pontual, diretora do Instituto João e Maria Backheuser.

Programação e palestrantes

O evento contará com a presença de renomados especialistas da área de educação, incluindo Gisele Alves, gerente executiva do EduLab21 no Instituto Ayrton Senna; Santiago Isaza Arango, diretor de Projetos Educacionais na Fundação Luker, da Colômbia; Wanessa Zavarese Sechim, secretária municipal de Educação em Nova Venécia, no Espírito Santo, e Rosely Zimmer, professora da mesma rede municipal; além de Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação. A moderação será feita por Teca Pontual.

Continua após a publicidade

"A disseminação dos achados mais recentes da Ciência da Leitura é importante para informar coordenadores e professores que diariamente buscam alcançar melhores resultados com seus estudantes. Estruturar políticas que incorporem tais evidências científicas nos permite direcionar esforços de forma mais eficaz, proporcionando uma alfabetização de qualidade para todos os alunos", destaca Beatriz Alquéres, Gerente Executiva de Advocacy do Instituto Ayrton Senna.

Contribuições das instituições organizadoras

O Instituto João e Maria Backheuser, desde 2007, apoia políticas públicas de alfabetização nos municípios do estado do Rio de Janeiro, promovendo programas de formação para gestores educacionais e escolares, além de iniciativas para fortalecer a relação escola-família. A Parceiros da Educação Rio atua desde 2009, impactando cerca de 38 mil alunos e capacitando mais de 1.700 professores e gestores no município do Rio de Janeiro, focando na capacitação de professores, reforço escolar, investimento em infraestrutura e projetos para minimizar a evasão escolar.

"Todos os anos, milhares de jovens atingem a vida adulta sem concluir a educação básica, o que gera perdas econômicas e sociais gigantescas para o Brasil. Quando apoiamos o avanço na alfabetização, estamos mirando na solução de um dos maiores problemas da educação pública e do nosso país," afirma Luiz Octavio Lima, Diretor Executivo da ONG Parceiros da Educação Rio.

O Instituto Ayrton Senna, há 30 anos, contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens brasileiros, desenvolvendo projetos educacionais baseados em evidências científicas e advogando pela causa da educação de qualidade. A instituição já atendeu mais de 36 milhões de estudantes em todo o país.

Detalhes do evento e inscrições

O seminário será realizado no Rio de Janeiro, exclusivo para convidados, e contará com transmissão online pelo YouTube do Instituto João e Maria Backheuser. As inscrições podem ser feitas aqui neste link.

A programação inclui:

  • 14h - Abertura
  • 14h20 - Palestra sobre Ciência da Leitura com Gisele Alves
  • 14h50 - A experiência de Manizales, Colômbia, com Santiago Isaza Arango
  • 15h10 - A experiência de Nova Venécia, Espírito Santo, com Wanessa Zavarese Sechim e Rosely Zimmer
  • 15h50 - Debate com Kátia Schweickardt e moderação de Teca Pontual
  • 17h - Encerramento

Para mais informações sobre as instituições envolvidas, visite os sites:

Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter informado sobre os principais assuntos ligados à educação infantil e primeira infância.

Gostou da notícia? Seja um apoiador do jornalismo independente e contribua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias