O bullying, caracterizado por agressões verbais, físicas e psicológicas repetidas, resulta em humilhação, intimidação e trauma para as vítimas. Este comportamento é foco de intenso debate nas escolas brasileiras e tornou-se objeto de pesquisa do Instituto DataSenado. De acordo com o levantamento, 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses.
Esta estatística alarmante pode ser reflexo da falta de valorização das competências socioemocionais nas escolas. Quando adotadas, essas competências não só preparam os alunos para o sucesso acadêmico, mas também para uma vida plena e com relações interpessoais saudáveis. O trabalho socioemocional contribui para a formação de alunos que entendem o impacto de seu comportamento nas interações sociais.
Heleomar Gonçalves, assessor pedagógico do programa de educação socioemocional Líder em Mim, destaca a importância das ações que gerem benefícios socioemocionais no ambiente escolar.
“A escola é um ambiente onde os estudantes passam parte importante do tempo, e por isso, ações que promovem benefícios socioemocionais são fundamentais”, afirma Gonçalves.
Ele ressalta que, apesar dos esforços de muitas instituições de ensino em promover uma cultura de paz, o bullying ainda afeta amplamente crianças e adolescentes, necessitando de uma compreensão mais profunda.
Um dos grandes desafios para abordar o bullying é a resistência das pessoas em falar sobre seus problemas.
“Muitos foram treinados e educados dentro da comunicação defensiva e protetora e creem fortemente que a vida e os outros não são dignos de sua confiança. Como resultado, não se abrem para a criação de relacionamentos significativos, para a cooperação criativa, a diversidade e a humildade”, explica Gonçalves, baseando-se no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, referencial teórico do programa Líder em Mim.
Trabalhar o valor da confiança é uma ação que pode ajudar a construir um novo cenário para as escolas. O programa Líder em Mim visa construir um ambiente socioemocional que favoreça relações positivas entre alunos, funcionários e famílias, desenvolvendo uma iniciativa que envolva toda a comunidade escolar.
Gonçalves aponta que as competências socioemocionais são fundamentais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a proteção da saúde mental e prevenção ao bullying nas escolas.
A socialização de informações incentiva os alunos a cuidarem do aprendizado das pessoas com quem convivem, reforçando o que aprenderam.
Ajuda a afastar os estudantes de comportamentos agressivos e os motiva a saber como agir frente a eles.
Relacionamentos são vistos como contas bancárias, onde depósitos são feitos com gestos de gentileza e retiradas com atitudes negativas. Contas com saldo positivo significam mais confiança e melhores relacionamentos, resultando em menos violência na escola.
Incentivar os alunos a assumir papéis de liderança em ações de prevenção ao bullying, como líder do conflito, líder da paz e líder da harmonia, ajuda a construir comportamentos que fomentam confiança e sucesso nas relações.
Falar francamente, demonstrar respeito, criar transparência, corrigir erros, demonstrar lealdade, produzir resultados, aperfeiçoar-se, enfrentar a realidade, esclarecer expectativas, praticar a responsabilidade, cumprir promessas, confiar nos outros e escutar primeiro são comportamentos essenciais.
Auxiliar os estudantes a identificarem seus próprios paradigmas, pois a forma como interpretam o mundo influencia suas ações e resultados. “É fundamental que os estudantes olhem para si mesmos e observem seus próprios paradigmas, sua própria mentalidade, e percebam se estão agindo com eficácia, ou se estão sendo ineficazes”, destaca Gonçalves.
O programa Líder em Mim, endossado pelo CASEL e desenvolvido em parceria com a marca global FranklinCovey, fundamenta-se nas obras e projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Ele promove a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo autoestima e autoconhecimento para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.
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