O Instituto Ayrton Senna (IAS) realizou o Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, na última quinta-feira, 25. A cerimônia celebrou três décadas de impacto educacional, reunindo prefeitos, secretários de educação e autoridades de mais de 80 cidades brasileiras que se destacaram pelo compromisso com a educação.
Durante a abertura oficial, Viviane Senna, fundadora e presidente do Instituto, destacou o legado do piloto tricampeão mundial e parabenizou a todos pela jornada vitoriosa dos municípios.
"O Ayrton nasceu com um potencial. Ele estava lá, mas precisou de oportunidades e atitudes, como garra, disciplina, determinação, perseverança e todas as competências socioemocionais que estamos falando aqui há mais de 10 anos. Todos nascemos com um potencial e precisamos de oportunidades e atitudes certas para alcançarmos o nosso propósito. Estamos todos aqui porque acreditamos que é possível fazer isso a partir da educação", afirmou Viviane.
Continua após a publicidade
Viviane Senna ainda comparou a corrida pela educação com as corridas automobilísticas de Ayrton Senna.
“Para vencer uma corrida, é preciso um bom carro e uma boa equipe. Para as crianças, o carro é a educação. Para enfrentar os adversários, como a pobreza e a violência, que são oponentes perigosos, eles precisam do melhor carro. E todos nós, que estamos aqui, formamos uma boa equipe, que acredita nessa missão”, disse ela, emocionando os presentes.
Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto, destacou a importância do evento para reconhecer o trabalho excepcional das cidades que institucionalizaram os programas do Instituto como políticas públicas.
“Acreditamos que essas histórias de sucesso servirão como modelo e inspiração para outros municípios”, declarou Fulini.
O evento contou com dois painéis temáticos: Agentes da Transformação e Políticas Educacionais de Sucesso. No primeiro, mediado por Ewerton Fulini, participaram Rossieli Soares, secretário de educação do Pará, Luiz Miguel Garcia, presidente da UNDIME São Paulo e secretário de educação de Sud Menucci (SP), Marcelo Beltrão Siqueira, prefeito de Coruripe (AL), Ana Dayse Rezende Dórea, ex-secretária de educação de Maceió (AL) e Ivo Ferreira Gomes, prefeito de Sobral (CE). Eles compartilharam suas experiências e discutiram a importância do desenvolvimento socioemocional na educação.
No painel de Políticas Educacionais de Sucesso, mediado por Inês Kisil Miskalo, diretora de educação do Instituto, foram apresentados resultados notáveis e estratégias educacionais bem-sucedidas de municípios como Boca do Acre (AM), Domingos Mourão (PI), Licínio de Almeida (BA), Manaus (AM) e Ribeirão Pires (SP).
Ao longo do evento, foram destacados os grandes feitos realizados pelos parceiros do Instituto Ayrton Senna nas últimas três décadas. Ribeirão Pires (SP) recebeu o troféu 'Município Destaque na Alfabetização' por seu trabalho exemplar, beneficiando cerca de 3 mil alunos com projetos focados em alfabetização e correção do fluxo escolar.
Licínio de Almeida (BA) foi reconhecido por sua ascensão significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), subindo da 1.953ª posição em 2005 para a 92ª em 2021, e alcançando a liderança estadual em 2019.
O Centro Paula Souza (CPS), novo parceiro do Instituto, apresentou a evolução do programa de desenvolvimento socioemocional dos estudantes, que já impactou estudantes de 41 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), integrando habilidades para a vida ao currículo escolar.
Ao final, Ewerton Fulini expressou gratidão a todos os parceiros e participantes que contribuíram para o sucesso do evento e para a transformação da educação em todo o Brasil.
“A celebração dos 30 anos marca um capítulo importante na história do Instituto e reforça o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade educacional”, concluiu.
O Instituto Ayrton Senna continua comprometido em transformar vidas por meio da educação pública de qualidade, aplicando conhecimentos e desenvolvendo programas educacionais inovadores que impactam crianças e jovens em todo o Brasil. Em 30 anos de história, já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em 3 mil municípios brasileiros.
Gostou da notícia? Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado com as principais notícias que envolvem a educação infantil e a primeira infância.