A equipe feminina de ginástica artística do Brasil fez história nos Jogos Olímpicos Paris 2024 ao conquistar a primeira medalha por equipes. A seleção, composta por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, garantiu o bronze, um feito inédito para o país. Rebeca Andrade, inspirada por lendas como Daiane dos Santos e Laís Souza, agora serve como inspiração para milhares de jovens atletas, como Helena, de apenas 9 anos.
Helena começou sua trajetória na ginástica aos 6 anos, após assistir Rebeca nas Olimpíadas de Tokyo 2020. Desde então, acumulou vitórias em três Torneios Estaduais e um Campeonato Estadual. A pequena ginasta já conheceu a medalhista olímpica e sonha em seguir seus passos, almejando se tornar uma campeã.
“Torci por todas, mas um pouquinho mais pela Flavinha Saraiva, porque ela caiu no início do aquecimento e cortou o supercílio. Depois, fiquei super animada quando a Rebeca fez aquele salto incrível e recebeu uma nota alta. O Brasil conseguiu o terceiro lugar e uma medalha de bronze, e eu comemorei muito!”, disse a pequena atleta sobre a recente competição por equipes.
Continua após a publicidade
Animada para as finais individuais que acontecem nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, ela complementa:
“Eu quero que alguma do Brasil suba no pódio, né? Quero que elas ganhem. Eu vou torcer muito”.
A relação entre educação e esporte é fundamental para o desenvolvimento integral de jovens atletas. No Brasil, escolas como o Elite Rede de Ensino estão integrando o esporte ao currículo educacional, promovendo saúde e desenvolvimento de habilidades essenciais como trabalho em equipe, responsabilidade e disciplina. Helena, estudante do ensino fundamental no Elite de Madureira, é um exemplo de como a escola pode apoiar a prática esportiva e ajudar na formação de futuros campeões.
Renan de Carvalho, pai de Helena, ressalta a importância do suporte escolar:
“Sabíamos que para alcançar o sucesso no esporte, Helena precisaria de apoio no ambiente escolar desde cedo. Encontramos esse suporte no Elite Rede de Ensino, onde toda a comunidade escolar colabora com sua jornada esportiva, encorajando e oferecendo suporte para que seja possível conciliar estudos, competições, treinos e brincadeiras. É uma troca recíproca entre a escola e Helena”.
A ginástica trouxe inúmeros benefícios para Helena, que se tornou mais comprometida e pontual em todas as áreas de sua vida. Keyla Barreto, coordenadora do Fundamental I no Elite de Madureira, destaca que esporte e educação andam de mãos dadas:
“Quando os jovens são incentivados a praticar esportes desde cedo, eles aprendem lições valiosas sobre perseverança, resiliência, liderança, trabalho em equipe, além de auxiliar o adolescente a lidar com questões emocionais”.
O ambiente escolar acolhedor facilita a caminhada dos atletas mirins, que encontram na escola o suporte necessário para enfrentar os desafios da carreira esportiva. Atividades lúdicas ao longo do ano letivo encorajam hábitos saudáveis e incentivam as crianças a se manterem em movimento.
O Elite Rede de Ensino promove um dos maiores eventos esportivos escolares do país, a Copa Elite, que reúne mais de 20 mil pessoas em um ambiente de colaboração. Além disso, a escola assinou uma parceria com o time Flamengo, oferecendo bolsas de estudos integrais para atletas federados do clube.
“Reunimos a nossa comunidade escolar para mostrar que o esporte, seja em forma de um evento como a Copa Elite, seja através de parcerias, é parte primordial da educação e do aprendizado socioemocional, e pilar fundamental para formar cidadãos éticos e lideranças empáticas”, afirma Keyla Barreto.
Escolas que incentivam a prática esportiva formam indivíduos mais completos e capazes de enfrentar os desafios da vida com equilíbrio e responsabilidade.
“O esporte contribui para a saúde física e mental, enquanto a educação proporciona o conhecimento acadêmico e habilidades cognitivas. Juntos, eles ajudam a construir uma base sólida para a vida adulta, incentivando hábitos saudáveis e um senso de ética e cidadania”, completa a coordenadora.
A história de Helena ilustra como a educação e o esporte podem andar lado a lado, proporcionando uma formação integral para os jovens. Com o apoio da família e da escola, pequenas atletas podem seguir seus sonhos e se tornar inspirações para futuras gerações. A trajetória de Helena, inspirada por Rebeca Andrade, demonstra que com incentivo e suporte adequados, é possível alcançar grandes conquistas.
Deixe seu comentário e continue navegando pelo portal Primeira Educação para se manter atualizado com as principais informações relacionadas à educação infantil e primeira infância.
Gostou da notícia? Seja um apoiador do jornalismo independente e contribua.