Segunda, 20 de Janeiro de 2025
Educação Educação Especial

Acre: Educação do Estado promove formação continuada para professores do Atendimento Educacional Especializado. Saiba mais

Evento aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, e reuniu 240 professores da rede estadual

01/08/2024 às 11h37 Atualizada em 07/08/2024 às 11h25
Por: Lorena Brum Fonte: Secom Acre
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Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação Especial, realizou uma formação continuada para professores de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos dias 30 e 31 de julho. O evento aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, e reuniu 240 professores da rede estadual.

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Formação para professores do AEE acontece no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco, nos dias 30 e 31 de julho. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Formação para professores do AEE aconteceu no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco, nos dias 30 e 31 de julho. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A capacitação não se restringe apenas à capital, estendendo-se a todos os municípios do Acre, conforme cronograma do Departamento de Educação Especial. O foco da formação é o Plano de Ensino Individualizado (PEI) na perspectiva da Resolução n° 347/2023, do Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE/AC).

Este plano é uma estrutura curricular personalizada para alunos com necessidades especiais, visando orientar a abordagem educativa dos professores e potencializar as habilidades dos estudantes.

O foco da formação é o Plano de Ensino Individualizado (PEI). Foto: Mardilson Gomes/SEE
O foco da formação é o Plano de Ensino Individualizado (PEI). Foto: Mardilson Gomes/SEE

Davi Araújo de Souza, assessor pedagógico e formador, destaca a importância do PEI:

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O PEI é um avanço nas políticas públicas de Educação Especial. Ele atende às necessidades dos alunos que não acompanham o currículo comum de forma funcional, garantindo que esse currículo seja trabalhado a partir da individualidade do aluno, respeitando seus potenciais e necessidades”.

A formação inclui adequações curriculares para atender às necessidades dos estudantes, promovendo seu desenvolvimento e aprendizagem. Ruth Farias, professora com 32 anos de experiência, sendo 12 dedicados ao AEE, atualmente na Escola Alcimar Leitão, em Rio Branco, comenta:

A formação nos ajuda a entender as leis que amparam o PEI. Teremos um caso fictício para praticar e basear nosso trabalho dentro da escola, onde enfrentaremos outros desafios.

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A formação inclui adequações curriculares para atender às necessidades dos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE
A formação inclui adequações curriculares para atender às necessidades dos estudantes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A formadora Gleiciane Souza reforçou a importância da formação para a comunidade escolar.

Nós já fizemos uma formação com os mediadores para apresentar esse trabalho. Já fizemos uma formação com algumas equipes, dentro da escola, e agora com os professores da sala de recursos multifuncionais, porque a construção do PEI é um trabalho colaborativo, com toda a equipe da escola que vai trabalhar com esse aluno”.

Planos individualizados serão desenvolvidos com os alunos ao longo do ano letivo, mas serão atualizados à medida que os alunos se desenvolvam.

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