Setembro é um mês de conscientização e celebração para a comunidade surda e para as pessoas com deficiência, marcado pelo “Setembro Azul” e o “Setembro Verde”. O Setembro Azul destaca a valorização da cultura surda portanto, este mês, representa as conquistas, realizações e a história de uma comunidade que durante muitos anos, vem lutando contra os preconceitos e barreiras linguísticas de comunicação, enquanto o Setembro Verde destaca inclusão das pessoas com deficiência (PCD) em todos os aspectos da vida social rompendo paradigmas e estereótipos impostos pela sociedade. O mês é uma excelente oportunidade para que educadores trabalhem temas de inclusão com crianças do ensino infantil, promovendo o respeito à diversidade desde cedo.
Trabalhar o Setembro Azul e Verde na educação infantil é uma forma de sensibilizar as crianças sobre a importância da inclusão e da empatia com as diferenças. Nesta fase, as crianças estão em pleno desenvolvimento de suas habilidades sociais e emocionais, sendo essencial que aprendam a conviver com a diversidade de forma natural e respeitosa. Há de se destacar também que é nesta fase que as crianças possuem mais facilidade para ter contato com uma nova língua, uma vez que na primeira infância, o cérebro é capaz de processar múltiplos sistemas linguísticos ao mesmo tempo, o que facilita o aprendizado simultâneo de uma língua falada e de uma língua de sinais. Neste sentido, crianças ouvintes podem já aprender LIBRAS sem que ocorra confusão entre os sistemas linguísticos, pois o cérebro infantil distingue claramente as diferentes modalidades de comunicação, oral, auditiva e viso espacial.
Estas crianças poderão contribuir com a inclusão de educandos surdos pois já tem empatia conhecimento e respeito a diversidade linguística
A introdução de temas inclusivos na educação infantil é o início para a formação de uma geração mais consciente e empática, que vê a deficiência não como uma limitação, mas como uma característica que faz parte da diversidade humana.
Existem estratégias fáceis de serem aplicadas no cotidiano escolar do ensino infantil desde que devidamente inseridas na programação escolar pelo educador e coordenador pedagógico A seguir, algumas sugestões de atividades práticas para abordar esse mês em salas de aula inclusivas com crianças, ouvintes , surdas e em condição de deficiência.
Uma forma lúdica e eficaz de abordar o Setembro Azul e Verde é por meio da contação de histórias que valorizem a inclusão. Escolher livros e contos de acordo com a faixa etária da classe, que tenham personagens com deficiência, surdos ou que utilizem Libras. Durante a leitura, fazer adaptações para incluir todas as crianças, como mostrar ilustrações para alunos surdos ou descrever detalhadamente as imagens para alunos com deficiência visual.
Dicas para a atividade:
Promover uma roda de conversa simples e acessível, onde as crianças possam compartilhar suas percepções sobre o que é ser diferente e o que significa incluir todos. Utilizar bonecos, fantoches ou ilustrações que representem pessoas surdas e com deficiência. Incentive as crianças a falarem sobre como podemos ajudar uns aos outros no dia a dia.
Dicas para a atividade:
A arte é uma poderosa ferramenta de expressão e inclusão. Propor atividades de pintura, colagem ou modelagem de argila, onde todas as crianças possam participar. Incentivar a criação de murais coletivos que celebrem o Setembro Azul e Verde, com temas que representem a inclusão e a diversidade.
Adaptar jogos e brincadeiras para incluir todas as crianças é uma excelente forma de ensinar sobre cooperação e respeito às singularidades individuais. Jogos como caça ao tesouro com pistas em Libras para crianças ouvintes e surdas , ou circuitos sensoriais para crianças com deficiência visual, podem tornar o aprendizado divertido e acessível a todas enquanto crianças sem condição de deficiência podem vivenciar as brincadeiras de forma diferente.
Dicas para a atividade:
Músicas e danças são atividades que engajam as crianças e podem ser adaptadas para inclusão. Para crianças surdas, utilizar músicas com ritmos marcantes que possam ser percebidos pela vibração ou explorar danças que utilizem movimentos visuais e expressivos. Ensine músicas infantis em Libras, mostrando como a música pode ser sentida de várias formas.
Ao levar essas práticas para o cotidiano escolar, educadores contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva, desenvolvendo diferentes habilidades sensoriais emocionais e cognitivas em todas as crianças, independentemente de suas características, estas possam aprender, brincar e se desenvolverem em união e empatia umas com as outras.
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*Texto escrito por Keyla Ferrari, colunista do Portal Primeira Educação*