Quinta, 05 de Dezembro de 2024
Eventos Premiação nacional

Finalistas do Prêmio Educador Nota 10 inspiram transformações na Educação Infantil com projetos inovadores e sustentáveis

Professoras de creche concorrem à premiação nacional que ocorrerá em novembro. Educador (a) do Ano receberá prêmio máximo de R$ 25 mil

05/11/2024 às 08h00
Por: Lorena Brum
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Crianças participando do projeto Quintal das Sensações, da professora Juliana Gracieti. Imagem: Arquivo Pessoal
Crianças participando do projeto Quintal das Sensações, da professora Juliana Gracieti. Imagem: Arquivo Pessoal

 

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Duas educadoras dedicadas à primeira infância destacam-se como finalistas do Prêmio Educador Nota 10, a maior premiação da educação básica do Brasil, promovida pelo Instituto SOMOS. Os projetos desenvolvidos por Givanilda Antunes, de Mogi Mirim (SP), e Juliana Gracieti Sperber, de Itajaí (SC), demonstram o poder da educação em transformar a realidade escolar e fomentar novas perspectivas para o desenvolvimento infantil. Ambas concorrem na premiação que anunciará o Educador do Ano em 12 de novembro, em São Paulo.

Protagonismo Infantil e Liberdade: “Vida e Movimento no Berçário”

A professora Givanilda Antunes, do CEMPI Profa. Maria de Lourdes Ferraz Guimarães, em Mogi Mirim, apresenta o projeto “Vida e Movimento no Berçário”, focado nas necessidades individuais das crianças em berçários. Na categoria Inovação e Tecnologia, o projeto propõe uma alternativa ao modelo assistencialista comum, promovendo um ambiente em que os bebês sejam protagonistas do processo educativo.

Givanilda adotou práticas que respeitam os tempos de cada criança para atividades como sono e alimentação, incentivando um espaço onde elas podem explorar e agir com autonomia.

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A ideia é caminhar em direção a um ambiente alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular”, destaca a educadora.

Berçário
Berçário da CEMPI Profa. Maria de Lourdes Ferraz Guimarães, em Mogi Mirim, ANTES do projeto " Vida e Movimento". Imagem: Arquivo Pessoal
Berçário
Berçário DEPOIS do projeto " Vida e Movimento", idealizado pela professora Givanilda Antunes. Imagem: Arquivo Pessoal

Educação Ambiental e Sensibilidade: “Quintal das Sensações”

Já Juliana Gracieti Sperber, do Centro de Educação Infantil Cecília Santiago Dias, em Itajaí, é finalista na categoria Sustentabilidade, com o projeto “Quintal das Sensações”. A proposta estimula o contato das crianças com a natureza, promovendo atividades ao ar livre que reforçam a relação delas com o meio ambiente.

O objetivo é que as crianças aprendam a cuidar da natureza de forma prática e divertida, tornando-se observadoras e conscientes do seu papel no planeta”, explica Juliana.

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Com atividades que permitem o contato com a areia, a grama e outras sensações naturais, o projeto incentiva a criatividade e o respeito ambiental desde cedo, despertando uma visão crítica sobre a preservação dos recursos naturais.

Creche
Crianças do Centro de Educação Infantil Cecília Santiago Dias, participando do projeto "Quintal das Sensações, com a professora Juliana Gracieti. Imagem: Arquivo Pessoal

Reconhecimento e Valorização da Educação Infantil

Ambas as iniciativas refletem o compromisso com a inovação e sustentabilidade, e estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Guilherme Mélega, presidente do Instituto SOMOS, ressaltou o impacto desses projetos:

Eles ultrapassam as fronteiras das escolas e geram impacto positivo para toda a comunidade”.

Na 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, mais de 2.700 projetos foram inscritos, e nove foram selecionados para a etapa final, divididos entre os eixos de Direitos Humanos, Sustentabilidade, e Tecnologia e Inovação. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de R$ 25 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil, além de reconhecimento nacional no programa “Melhor da Noite”, da Band.

Com trajetórias de impacto e inovação, Givanilda e Juliana representam a importância de iniciativas que valorizam o papel da educação infantil na formação de cidadãos conscientes, autônomos e engajados em transformar o mundo desde cedo.

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