O Brasil possui uma boa legislação de proteção de crianças e adolescentes, mas ela precisa ser implementada. Isso foi o que os especialistas que participaram da sessão virtual realizada no último dia 16, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, destacaram. De acordo com a Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Ferreira, deveriam existir mecanismos para que essa legislação fosse cumprida e fiscalizada.
Entre as questões debatidas, estava a importância dos pais em ensinar aos filhos sobre educação sexual desde cedo. A presidente da Associação Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, Thaís Rodrigues, apontou que é necessário que as famílias tenham diálogos saudáveis com as crianças desde pequenas para que elas saibam como se defenderem de possíveis abusos.
Além disso, foi destacado que é importante que os profissionais da área de educação, saúde e assistência social continuem capacitados para identificar e atuar em situações de violência. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, José Augusto de Castro, destacou que as leis brasileiras são boas, mas é necessário que elas sejam aplicadas.
Portanto, é importante que os pais estejam atentos aos sinais de possíveis abusos e que conversem com seus filhos sobre educação sexual desde cedo. Assim, eles estarão preparados para saber como se defender de possíveis situações de violência.
O portal Primeira Educação é uma plataforma que visa auxiliar os pais a terem diálogos saudáveis com seus filhos sobre educação sexual. Por meio dela, eles têm acesso a diversos conteúdos, como vídeos, livros, podcasts e tutoriais, que abordam assuntos como educação infantil, saúde e desenvolvimento. Ative as notificações em seu celular ou PC agora mesmo e continue recebendo informações relevantes sobre o universo infantil.
LEIA MAIS:
Segurança nas escolas do Brasil: como pais e escolas estão se preparando para prevenir ataques
Como escolher a melhor escola pública para o seu filho: dicas práticas para pais inexperientes