Quinta, 12 de Junho de 2025
Educação Educação

Parceria família e escola promove educação de excelência

Especialista destaca a importância do tripé da educação de excelência para o sucesso acadêmico dos estudantes

19/05/2025 às 13h01
Por: Lorena Brum Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
CBV
CBV

No dia 15 de maio, celebra-se o Dia da Família, que traz à tona uma reflexão no cenário educacional: qual é o papel que o núcleo familiar desempenha na educação dos estudantes? Estudos e especialistas apontam que o envolvimento ativo dos pais ou responsáveis na vida escolar dos filhos é um dos principais fatores para o sucesso acadêmico. 

Continua após a publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, cujos pais acompanham de perto a vida escolar, apresentam desempenho superior em Língua Portuguesa e Matemática. Em Língua Portuguesa, a diferença chega a 17 pontos entre os estudantes que têm pais atentos ao que ocorre na escola e aqueles cuja família demonstra pouco interesse. 

Além disso, um estudo publicado na revista "Psico-USF" analisou dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015 e concluiu que o suporte emocional da família e a sensação de pertencimento à escola influenciam positivamente o desempenho dos alunos em Matemática, Leitura e Ciências. 

Para o Grupo Salta Educação, um dos líderes em educação básica no Brasil, a parceria entre escola e família é essencial. "Entendemos que a educação é uma jornada compartilhada. A família é o primeiro e mais duradouro agente formador da criança. Por isso, quando escola e família caminham juntas, os resultados são mais consistentes, tanto no aprendizado acadêmico quanto na formação humana do aluno", afirma Jackson Miguel, diretor de portfólio do grupo.

Continua após a publicidade

Nesse contexto de importância da participação familiar, a comunicação é um dos elementos-chave para que a relação entre escola e família de fato funcione. De acordo com o especialista, recomenda-se que as escolas implementem práticas como reuniões de acompanhamento individual, cafés com a liderança do colégio, plataformas digitais de comunicação contínua e eventos pedagógicos. Essas ações podem estimular o contato e aproximar a família da rotina escolar. "Quando a escola convida a família para estar perto e compartilha metas, desafios e conquistas com as famílias, criamos uma rede de apoio poderosa em torno da criança. Isso estimula o engajamento, aumenta a assiduidade e melhora significativamente o desempenho acadêmico. A comunicação constante cria confiança e previne conflitos", destaca Jackson.

Da parte da família, Aline Pontes, mãe do Thiago e do Lucas, alunos do Pensi, uma das escolas do grupo no Rio de Janeiro, reforça a importância da comunicação nessa relação: “Acompanho os passos dos meninos por meio da Agenda Edu, um aplicativo no celular, compareço às reuniões de pais e assino boletins e resultados. São pequenos detalhes do dia a dia, facilidades proporcionadas pela escola, que nos aproximam do processo de aprendizagem.”

A celebração do Dia da Família reforça a importância de fortalecer os laços entre escola, aluno e família, reconhecendo que a educação é um esforço coletivo que exige colaboração e compromisso de todos os envolvidos. Quando escola e família têm uma relação de parceria, o aluno é o maior beneficiado.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias